Na última sexta-feira (16), o Flamengo recebeu um ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avisando que quatro jogadores do clube podem ser chamados para os jogos contra Equador e Paraguai em setembro. Isto porque a entidade preparou uma lista com 40 nomes, mas que até a próxima sexta (23) serão reduzidos a 23. As partidas são válidas pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026.
O que você precisa saber:
- Flamengo pode ter quatro jogadores convocados por Dorival em setembro
- Brasil encara Equador e Paraguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
- CBF preparou ‘lista larga’ de nomes, mas vai reduzir os convocados
Os jogadores do Flamengo que podem ser chamados
De acordo com as informações do portal ‘GloboEsporte’, a pré-lista de Dorival Júnior para a Data Fifa de setembro tem quatro jogadores do Flamengo: Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Gerson e Pedro. Apesar de estarem presentes na lista do treinador, a ida para os jogos da seleção em setembro ainda está em aberto.
A convocação da Seleção será feita diferente nesta Data Fifa. Isto porque as principais ligas europeias iniciam neste fim de semana, e por isso, Dorival e sua comissão adiaram o anúncio da lista definitiva e fizeram um chamado com mais atletas, entre 30 e 40 nomes. A ideia era cumprir o prazo da Fifa para que os clubes sejam obrigados a liberar os atletas.
Segundo as regras da entidade máxima do futebol, os clubes e associações precisam ser notificados até 15 dias antes da apresentação das seleções para que haja a obrigatoriedade da liberação. Como o Brasil inicia sua preparação no próximo dia 2, tinha até domingo para fechar as primeiras chamadas. Já a relação final, só precisa ser enviada até dez dias antes do começo das atividades, que será na próxima sexta-feira.
De volta ao Flamengo
Depois da vitória sobre o Bolívar, o elenco do Flamengo se reapresentou no Ninho do Urubu. Os titulares no duelo, no entanto, só fizeram treino regenerativo e não foram a campo. Portanto, o único treino tático comandado por Tite será neste sábado (17), um dia antes do confronto.
Portanto, um Flamengo que pode ir a campo é o seguinte: Rossi, Varela (Wesley), Fabrício Bruno (Léo Ortiz), Léo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas (Léo Pereira); Allan, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique, Luiz Araújo e Carlinhos.
O Mengão iniciou na tarde nesta sexta (16), a preparação para enfrentar o Botafogo, pelo @Brasileirao! 🔴⚫️#VamosFlamengo #CRF
📸: Gilvan de Souza /CRF pic.twitter.com/aTJH1Lja8w
— Flamengo (@Flamengo) August 16, 2024
Os desfalques no Flamengo
Para o confronto diante do Botafogo, o Flamengo não poderá contar com quatro importantes jogadores. Das ausências, três são jogadores do setor ofensivo do Mais Querido: Gabigol, Pedro e Cebolinha. Vale lembrar que o camisa 99 e 9 sentiram problemas na coxa no último duelo contra o Bolívar pela Libertadores.
Por outro lado, o camisa 11 não poderá mais atuar nesta temporada depois de romper o tendão de Aquiles contra o Palmeiras, na última semana. Quem também está fora do restante do ano é o lateral Matías Viña, que será submetido a uma operação no joelho. O uruguaio, assim como Cebolinha, também se machucou no duelo contra o Alviverde.
Situação no Campeonato Brasileiro
Prestes a jogar na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo ocupa o terceiro lugar com 41 pontos, e uma rodada atrasada. À frente do Mais Querido estão Fortaleza, com 42 pontos e também com um jogo de atraso, e o Botafogo com 43.
Em um confronto direto pelas primeiras posições, o Flamengo pode chegar a liderança se superar o Botafogo neste domingo (18), no Estádio Nilton Santos. Contudo, além de vencer, o Mais Querido também precisa torcer pelo tropeço do Fortaleza, que encara o Red Bull Bragantino às 18h30 deste sábado (17).
- Botafogo – 43 pontos
- Fortaleza – 42 (uma partida a menos)
- Flamengo – 41 (uma partida a menos)
- Palmeiras – 38
- São Paulo – 38
- Cruzeiro – 36 (uma partida a menos)
- Bahia – 35
- Athletico – 29 (duas partidas a menos)
- Atlético-MG – 29 (duas partidas a menos)
- Vasco – 27 (uma partida a menos)
- Bragantino – 27 (duas partidas a menos)
- Internacional – 25 (quatro partidas a menos)
- Juventude – 25 (uma partida a menos)
- Grêmio – 24 (duas partidas a menos)
- Criciúma – 24 (duas partidas a menos)
- Vitória – 21
- Corinthians – 21
- Fluminense – 20 (uma partida a menos)
- Cuiabá – 17 (duas partidas a menos)
- Atlético-GO – 12
Fonte: Fla Resenha