Confira os números históricos do Flamengo em Libertadores

PAULO COSTA: O sorteio dos grupos da Libertadores será realizado na próxima segunda-feira (18), às 20h (horário de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Sendo assim, o Flamengo conhecerá seu caminho inicial para alcançar a glória eterna novamente.

Você precisa saber

  • Confira os números históricos do Flamengo em Libertadores
  • Clube vai para a 21ª participação no torneio
  • Gabigol é o maior artilheiro do clube na competição

Confira os números históricos do clube na competição

O Flamengo tem 20 participações e três títulos (1981, 2019 e 2022). Além disso, registra 170 jogos, 97 vitórias, 35 empates, 38 derrotas e 329 gols no total.

O maior artilheiro do clube na Libertadores é Gabigol, que balançou as redes 30 vezes com o Manto Sagrado. Vale ressaltar que Gabi é o brasileiro com mais gols marcados na história do torneio. Os números são da própria Conmebol Libertadores.

Maiores artilheiros do Flamengo em Libertadores

1º – Gabigol – 30 gols

2º – Pedro – 19 gols

3º – Bruno Henrique – 17 gols

4º – Zico – 16 gols

5º – Everton Ribeiro – 11 gols

6º – Gaúcho – 10 gols

7º – Tita – 10 gols

8º – Arrascaeta – 8 gols

9º – Marcelinho Carioca – 7 gols

10º – Nunes – 7 gols

Confira os números históricos do Flamengo em Libertadores

Gabigol em sua comemoração característica com Bruno Henrique: a fusão. Foto: Reprodução/Conmebol Libertadores

Jogadores que mais vezes vestiram a camisa do time no torneio

1º – Everton Ribeiro –  57 jogos

2º – Gabigol – 49 jogos

3º – Junior – 48 jogos

4º – Arrascaeta – 45 jogos

5º – Willian Arão – 42 jogos

6º – Bruno Henrique – 40 jogos

7º – Diego Ribas – 39 jogos

8º – Léo Moura – 36 jogos

9ª – Diego Alves – 35 jogos

10º – Adílio – 33 jogos

Confira os números históricos do Flamengo em Libertadores

Foto: Reprodução

Relembre todos os títulos de Libertadores do Flamengo

Primeiro título – 1981

O ano de 1981 foi um dos mais especiais e vitoriosos de toda a história do Flamengo e marcou a primeira conquista da Libertadores pelo clube.  A final foi disputada contra o Cobreloa, do Chile.

No jogo de ida, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1 com dois gols de Zico. Na volta, o Mais Querido foi derrotado por 1 a 0 e, de acordo com o regulamento, precisaria uma outra partida de desempate.

No terceiro confronto, no dia 23 de novembro, o clube da Gávea voltou a vencer por 2 a 0 com mais dois gols do Galinho, que garantiram o primeiro título da Libertadores da história do Flamengo. Na ocasião, o Rubro-Negro era comandado pelo técnico Paulo César Carpegiani.

Confira os números históricos do Flamengo em Libertadores

Em pé: Leandro, Raul, Mozer, Figueiredo, Andrade e Júnior; agachados: Lico, Adílio, Nunes, Zico e Tita, durante o segundo jogo da final contra o Cobreloa, pela Taça Libertadores da América de Futebol, no Estádio Nacional.

Segundo título – 2019

O dia 23 de novembro é uma data marcante para qualquer flamenguista. 38 anos depois da primeira conquista, o Rubro-Negro voltou a vencer a Libertadores novamente, na mesma data. Até chegar ao segundo título da competição, o Flamengo amargou um longo jejum marcado por eliminações precoces e frustrações na disputa do torneio.

Sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo conquistou o bi da Libertadores de forma heroica em final única, diante do River Plate.

Confira os números históricos do Flamengo em Libertadores

Momento em que Gabigol vira o jogo para o Flamengo na final da Libertadores de 2019 – Foto: Reprodução

 

Em Lima, no Peru, o Flamengo perdia por 1 a 0 para os argentinos até os 43 minutos do segundo tempo, quando a história começou a ser escrita. Gabigol marcou duas vezes nos últimos minutos da partida, garantiu a virada e o bicampeonato do Flamengo após 38 anos. O episódio ficou marcado como um dos mais emocionantes em toda a história do clube.

Terceiro título – 2022

Após o longo jejum de 38 anos sem vencer a Libertadores, chegar à final da competição acabou virando uma rotina para o Rubro-Negro nos últimos anos. Após o vice-campeonato em 2021 para o Palmeiras, o Mais Querido voltou a levantar a taça do torneio em 2022.

Com tranquilidade, o Flamengo venceu o Athletico-PR por 1 a 0, em Guayaquil, no Equador, e conquistou a glória eterna pela terceira vez. O predestinado Gabigol, novamente, foi o autor do gol e protagonista da conquista do time. Na ocasião, o Mais Querido era comandado por Dorival Júnior, atual técnico da Seleção Brasileira.

Confira os números históricos do Flamengo em Libertadores

Jogadores do Flamengo comemoram título da Libertadores – Créditos: Reprodução

Além do tricampeonato, a campanha do Flamengo na Libertadores de 2022 também ficou marcada pela constância da equipe. Isso porque em 13 partidas disputadas na competição, o Rubro-Negro venceu 12 e empatou apenas uma, conquistando o título de forma invicta.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorMauro Cezar crítica postura do Vasco após confusão com o Flamengo pelo Maracanã
Próximo artigoRodrigo Fabri revela que quase caiu na porrada com Romário no Flamengo