PAULO COSTA: A quinta rodada do Campeonato Brasileiro teve seus jogos disputados neste fim de semana. Por conta da tempestade que inundou o estado de Rio Grande do Sul, Internacional, Grêmio e Juventude tiveram suas partidas adiadas.
Você precisa saber
- Veja como ficou a classificação do Brasileirão na quinta rodada
- Três jogos foram adiados neste fim de semana no campeonato
- Athletico-PR assume a liderança e Vasco se mantém no Z-4
Novos líderes
Os resultados da rodada colocaram Athletico-PR na liderança. O Furacão aproveitou que Botafogo, Atlético-MG, Bragantino e Flamengo não venceram e subiu para o primeiro lugar. Quem se deu bem também foi o Bahia, que derrotou o Alvinegro carioca e assumiu a segunda posição.
O Mais Querido, que iniciou a rodada em oitavo, termina o domingo em sétimo, mas ainda pode perder posições para as equipes que tiveram seus jogos adiados.
Três jogadores dividem a artilheira com três gols, são eles: Everaldo (Bahia), Eduardo Vargas (Atlético-MG) e Luciano (São Paulo.
Zona de rebaixamento
Único time que ainda não pontuou, o Cuiabá vive situação de alerta. A equipe já sofreu 10 gols e não fez nenhum. Atlético-GO, Vitória e Vasco completam o Z-4.
O time carioca conheceu a quarta derrota seguida, ao perder por 1 a 0 para o Athletico-PR. Ramón Díaz foi demitido na rodada anterior e o clube ainda procura por um substituto.
Resultados da quinta rodada
Fluminense 2 x 2 Atlético-MG – Kléber Andrade – 4/5
Bragantino 1 x 1 Flamengo – Nabi Abi Chedid – 4/5
Corinthians 0 x 0 Fortaleza – Neo Química Arena – 4/5
Athletico-PR 1 x 0 Vasco – Ligga Arena – 5/5
Vitória 1 x 3 São Paulo – Barradão – 5/5
Botafogo 1 x 2 Bahia – Nilton Santos – 5/5
Cuiabá 0 x 2 Palmeiras – Arena Pantanal – 5/5
Cruzeiro x Internacional – adiado
Grêmio x Criciúma – adiado
Juventude x Atlético-GO – adiado
Fechando o domingo com mais um #GiroDaRodada com @giroagro… E aí, curtiu os resultados? pic.twitter.com/segCyAl4VY
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) May 5, 2024
Classificação do campeonato na quinta rodada
1º – Athletico-PR – 10 pontos
2º – Bahia – 10 pontos
3º – Botafogo – 9 pontos
4º – Atlético-MG – 9 pontos
5º – Bragantino – 9 pontos
6º – Palmeiras – 8 pontos
7º – Flamengo – 8 pontos
8º – São Paulo – 7 pontos
9º – Internacional – 7 pontos
10º – Cruzeiro – 7 pontos
11º – Grêmio – 6 pontos
12º – Fortaleza – 6 pontos
13º – Criciúma – 5 pontos
14º – Corinthians – 5 pontos
15º – Juventude – 5 pontos
16º – Fluminense – 5 pontos
17º – Vasco – 3 pontos
18º – Vitória – 1 ponto
19º – Atlético-GO – 1 ponto
20º – Cuiabá – 0
Atualizei! Depois das primeiras cinco… pic.twitter.com/ds59Hu5XXA
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) May 6, 2024
Próximo compromisso do Flamengo no campeonato
Com o jogo pela Libertadores no meio de semana, o Flamengo terá como próximo adversário no Brasileirão o Corinthians. O duelo de gigantes ocorre no sábado (11), às 16h, no Maracanã. O time paulista terá um grande desfalque para encarar o Rubro-Negro. O volante Raniele tomou o terceiro cartão amarelo, no empate com o Fortaleza e está suspenso da partida no Rio de Janeiro.
Titular absoluto com o técnico António Oliveira, que conhece desde os tempos de Cuiabá, Raniele é um dos principais jogadores do Corinthians na temporada. O treinador português tem as opções de Fausto Vera ou o jovem Ryan Gustavo para a posição.
Flamengo na bronca com arbitragem
No primeiro tempo do empate com o Bragantino, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli expulsou o defensor do adversário por ser o último homem e parar De La Cruz em projeção ao gol. No entanto, após chamada no VAR, o juiz anulou o lance por conta de uma falta na origem da jogada.
Nos minutos finais, em lance parecido, o árbitro não deu pênalti em Luiz Araújo. Sendo assim, a insatisfação tomou conta e o Flamengo decidiu enviar para a coletiva o vice presidente de futebol, Marcos Braz, e o diretor de futebol, Bruno Spindel, ao invés do técnico Tite, como é tradicional.
“A CBF está se ajoelhando a isso? Está se ajoelhando a quem bate na mesa, a quem fala de inalações perigosas? O Campeonato Brasileiro não vai acabar bem. Não é para o Flamengo, é para ninguém. Eu vou dar uma sugestão: quem está no VAR não pode ter celular lá dentro. Está dando pena da arbitragem, essa é a verdade!”, disse Marcos Braz sobre a arbitragem no futebol brasileiro.
Fonte: Fla Resenha