PAULO COSTA: Separados por apenas dois pontos, Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo (18), no estádio Nilton Santos, em jogo que pode valer a liderança do Brasileirão na 23ª rodada.
Você precisa saber
- Flamengo enfrenta o Botafogo neste domingo (18), pela 23ª rodada do Brasileirão
- Equipes podem fazer mudanças nos titulares por conta de desgaste físico
- Tiquinho Soares deve retornar entre os 11 inicial do Botafogo contra o Flamengo
Provável escalação do Botafogo
Líder do campeonato com 43 pontos, o Alvinegro deve ter algumas mudanças para o clássico. Vale lembrar que, assim como o Flamengo, a equipe terá o segundo jogo das oitavas de final da Libertadores no meio da semana. Com isso, Artur Jorge pode iniciar com Tiquinho Soares, que não começa como titular desde o dia 27 de julho. O atacante ficou ausente por duas semanas por conta de dores no joelho mas já está 100%.
Por outro lado, o zagueiro Lucas Halter e o lateral-esquerdo Marçal estão fora por conta de suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, o técnico português deve fazer alterações na equipe inicial devido a desgaste físico.
Portanto, um provável Botafogo para encarar o Flamengo tem: John; Mateo Ponte, Bastos (Danilo Barbosa), Barboza, Cuiabano; Gregore (Allan), Marlon Freitas (Tchê Tchê); Savarino (Luiz Henrique), Almada, Matheus Martins; Tiquinho Soares.
Como chega o Flamengo para o clássico
Depois de vencer o Bolívar pela Libertadores na quinta-feira (15), o elenco do Flamengo se reapresentou no Ninho do Urubu logo no dia seguinte. Entretanto, os titulares no duelo só fizeram treino regenerativo e não foram a campo. Portanto, o único treino tático comandado por Tite será neste sábado (17), um dia antes do confronto.
Sendo assim, um provável Flamengo que pode ir a campo é o seguinte: Rossi, Varela (Wesley), Fabrício Bruno (Léo Ortiz), Léo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas (Léo Pereira); Allan, Gerson e Arrascaeta (Lorran); Bruno Henrique, Luiz Araújo e Carlinhos.
Escala de arbitragem
A CBF escolheu o carioca Bruno Arleu de Araújo para comandar o duelo. Não é muito comum árbitros da mesma região dos times estarem envolvidos na arbitragem, tendo em vista que os últimos clássicos das equipes cariocas foram apitadas por responsáveis de outros estados.
No entanto, por se tratar de um jogo de times do mesmo local, a entidade do futebol brasileiro costuma colocar árbitros regionais. Vale mencionar que todos os jogos anteriores de Flamengo x Botafogo que Bruno Arleu de Araújo apitou foram pelo Campeonato Carioca.
Confira a escala completa:
- Árbitro: Bruno Arleu De Araújo-RJ
- Árbitro Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa-RJ
- Árbitro Assistente 2: Thiago Henrique Neto Correa Farinha-RJ
- Quarto Árbitro: Angleison Marcos Vieira Monteiro-RO
- Assessor: Silvia Regina De Oliveira-SP
- Inspetor: Hilton Moutinho Rodrigues-CBF
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira Do Amaral-SP
- AVAR: Fabricio Porfirio De Moura-SP
- AVAR2: Douglas Schwengber Da Silva-RS
- Observador de VAR: Giulliano Bozzano-CBF
Jogos da 23ª rodada do Brasileirão
Sábado (17)
Grêmio x Bahia – 16h – Alfredo Jaconi
Atlético-MG x Cuiabá – 16h – Arena MRV
Bragantino x Fortaleza – 18h30 – Nabi Abi Chedid
Fluminense x Corinthians – 21h30 – Maracanã
Domingo (18)
Palmeiras x São Paulo – 16h – Allianz Parque
Atlético-GO x Internacional – 16h – Antônio Accioly
Criciúma x Vasco – 16h – Heriberto Hulse
Botafogo x Flamengo – 18h30 – Nilton Santos
Athletico-PR x Juventude – 18h30 – Ligga Arena
Segunda-feira (19)
Vitória x Cruzeiro – 20h – Barradão
Fonte: Fla Resenha