Por: Leo José
O Flamengo entra na pausa de Data FIFA sendo o quarto colocado no Brasileirão, com 39 pontos. Ainda em busca de ganhar força para brigar pela liderança, o time de Jorge Sampaoli detém o terceiro melhor ataque da competição, mas, em compensação, tem uma das piores defesas.
Em 22 rodadas, o Flamengo marcou 36 gols — apenas Palmeiras (37) e Botafogo (39) fizeram mais. O setor defensivo é um do grandes problemas da equipe rubro-negra. Nos mesmos 22 jogos de Brasileirão, o Mais Querido sofreu 27 tentos, sendo a sétima pior do campeonato, empatada com a do Cuiabá.
É justamente o desequilíbrio do Flamengo entre ataque e defesa que incomoda Sampaoli. O treinador, em uma das coletivas pós-jogo, disse que “o time sofre com a falta de controle da parte defensiva”. O próprio argentino enfrenta dificuldade para implementar a ideia de jogo que avalia como ideal para o setor.
Depois da eliminação precoce na Libertadores, Sampaoli tem mais tempo de treinamento para pôr as ideias no elenco. Entretanto, a turbulência interna no clube é outro ponto que não deixa o trabalho do argentino engrenar. Mas, vale ressaltar, que o elenco não está totalmente abraçado às causas do comandante, visto que a forma com que treinador conduz o dia a dia desagrada parte do plantel.
Sampaoli tem um período raro de Data FIFA para tentar melhorar o sistema defensivo do Flamengo. Após vencer o Botafogo por 2 a 1 no último sábado (02), o Rubro-Negro volta a campo em 13 de setembro, quando enfrenta o Athletico-PR, em Cariacica, pela 23ª rodada do Brasileirão. Até lá, o técnico argentino tem mais alguns dias de preparação para implementar a filosofia de futebol ao plantel e arrancar na competição.
Na quarta posição do Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem 39 pontos, mesma pontuação do Grêmio, o terceiro, com um jogo a menos. O Palmeiras é o segundo colocado, com 41, enquanto o Botafogo é o líder isolado, com 51.
Fonte: Coluna do Fla