A FIFA alterou o formato de disputa do Mundial de Clubes. A partir da edição de 2024, agora chamado de Copa Intercontinental, o Mundial vai exigir um jogo a mais do campeão da Libertadores. Até 2023, os sul-americanos entravam apenas nas semifinais, na chave oposta ao campeão europeu. Neste ano, porém, o campeão da Libertadores terá que jogar uma quarta de final contra o campeão da Concacaf.

Na hora de reformular o modo de disputa do Mundial de Clubes, a FIFA levou em conta o retrospecto recente dos clubes sul-americanos no evento. E a verdade é que eliminações na semifinal foram comuns. Apenas nos últimos anos, Internacional (2010), Atlético-MG (2013), Palmeiras (2020) e Flamengo (2022) são exemplos entre os brasileiros que não conseguiram chegar à final.

Flamengo pode pegar Milan, Porto, Nantes ou Olympiacos; entenda

Após o anúncio da mudança, os clubes sul-americanos começaram a reclamar do novo formato. O principal argumento é o calendário apertado. O jogo a mais vai dificultar a programação dos clubes, principalmente os brasileiros.

As agremiações inclusive ameaçaram jogar a quarta de final com times reservas. A Conmebol afirmou que não foi ouvida sobre a mudança e prometeu buscar uma solução. As informações são do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL.

Flamengo está garantido no Super Mundial 2025

A FIFA assumiu o Mundial de Clubes em 2005. Houve uma edição no Brasil em 2000, vencida pelo Corinthians, mas a competição só se tornou regular cinco anos depois. Expandido, o novo Mundial de Clubes incluiu os campeões das demais confederações, ao contrário do antigo Intercontinental (1960-2004), que reunia apenas os campeões da Conmebol e UEFA.

Desde então, a FIFA tem sofrido para manter o interesse dos clubes e do público em relação ao Mundial de Clubes. Além disso, o novo formato viu um domínio quase completo dos campeões europeus. O último clube sul-americano a vencer o Mundial foi o Corinthians, em 2012.

A partir de 2025, a FIFA passará a promover o Super Mundial, evento de um mês com 32 times. O Flamengo já está garantido, por ter vencido a Libertadores 2022. Palmeiras e Fluminense são os outros dois brasileiros já garantidos.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorFlamengo pode pegar Milan, Porto, Nantes ou Olympiacos; entenda
Próximo artigoIago dedica título da Libertadores Sub-20 a vítima do Incêndio do Ninho – “sempre por ele”