A Liga Brasileira de Clubes (Libra) sofre nova ameaça de racha por ação de clubes de São Paulo. Corinthians, Santos e clubes do interior paulista estão considerando romper com a liga de clubes liderada por Flamengo, São Paulo e Palmeiras. O motivo, mais uma vez, é o dinheiro dos direitos de TV.
De acordo com informações do jornalista Paulo Vinícius Coelho, os clubes paulistas não gostaram da postura da Libra de aceitar a proposta da Globo pelos direitos do campeonato brasileiro entre 2025 e 2029 sem ouvir outros grupos de mídia. A Globo ofereceu R$1,3 bilhão por ano de contrato.
+ Sem acordo com Forte, Libra aceita proposta bilionária da Globo
Corinthians, Santos, Ituano, Guarani, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta agora estudam proposta do Fundo Mubadala, de Abu Dhabi. ligado à Libra. Houve reunião sobre o tema nessa quinta (22). A possibilidade de mais um racha na Libra é real, de acordo com PVC.
Libra reune clubes com as maiores torcidas do Brasil
Formada em 2022, a Libra reune os clubes com as maiores torcidas do Brasil. Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Atlético-MG, Vitória, entre outros. Em junho de 2023, Vasco, Botafogo e Cruzeiro romperam com a Libra, também por desentendimentos sobre divisão do dinheiro.
Além da Libra, a Liga Forte reune grande número de clubes de grande torcida. Criada para se contrapor ao grupo liderado por Flamengo e os grandes paulistas, a Liga Forte também vive rotina de discussões sobre os direitos de transmissão.
Fonte: Mundo Rubronegro