Na terça-feira (5), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou aos clubes brasileiros o calendário para 2025. Para promover pausa durante as Datas Fifa e o Super Mundial de Clubes, que terá o Flamengo e mais três brasileiros entre junho e julho nos Estados Unidos, a entidade prevê o Estadual e o Brasileirão começando mais cedo.
A começar pelos Campeonatos Estaduais. A CBF quer os torneios começando logo na primeira semana do ano, dias 7 e 8 de janeiro. Solução foi o meio encontrado para não reduzir as competições e manter as 16 datas. Em 2024, o Mengão estreou apenas na terceira semana: 4 a 0 sobre o Audax no dia 17 de janeiro.
Essa formulação fará os Estaduais chegarem ao fim em março, quando a entidade projeta o início do Brasileirão. O modelo adiante o campeonato nacional também em três semanas. Se começou em abril nesta temporada, a ideia da CBF é que inicie do meio para o fim de março em 2025. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do ‘UOL’.
Assim, a entidade entende que conseguirá paralisar o Brasileirão durante toda a disputa do Super Mundial de Clubes, que será entre 15 de junho a 13 de julho. Além do Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético-MG vão participar da competição. E a Fifa deseja os clubes presentes no local da estreia com ao menos três dias de antecedência.
Considerando o calendário de 2024, o período de quase um mês corresponderia a oito rodadas de Campeonato Brasileiro. Além disso, a proposta é que o torneio não tenha jogos durante as Datas Fifa do próximo ano, que serão cinco:
O resultado será o Brasileirão se estender por dezembro para repor as datas da paralisação do Mundial. Essa formulação de calendário pode ser um modelo a ser seguido também nos anos seguintes.
CBF precisa da aprovação das federações
Flamengo, Palmeiras e a maioria da Comissão Nacional de Clubes aprovou o calendário proposto pela CBF na reunião. A mudança ainda não oficializa, pois ainda precisa passar pela aprovação das federações estaduais.
Vale destacar também que a alteração deve impactar nas férias dos jogadores. O calendário deste ano termina em 8 de dezembro, e os clubes conseguirão dar um mês de férias para os atletas. Contudo, a partir da próxima temporada, podem ser divididas.
Fonte: Mundo Rubronegro