CBF estuda reduzir datas dos campeonatos estaduais em 2025, segundo jornalista

EMANUEL MARTINS: Restam cinco meses para finalizar a temporada de 2024 no futebol brasileiro, nos próximos dias, deve ser realizado uma reunião, da Comissão Nacional de Clubes (CNC), juntamente com a CBF, para discutir o calendário de 2025, uma das pautas a ser discutidas, será a redução das datas dos campeonatos estaduais, a partir do ano que vem.

Você precisa saber:

  • CBF estuda reduzir datas dos campeonatos estaduais em 2025, segundo jornalista
  • A Comissão Nacional de Clubes terá uma reunião com a CBF no próximo dia 22 para discutir sobre o calendário do ano que vem
  • O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou sobre a possível redução de datas para o próximo ano

CBF estuda reduzir datas dos campeonatos estaduais em 2025, segundo jornalista

A cada ano, o calendário do futebol brasileiro, tem sido motivo para constantes reclamações, sejam de técnicos, dirigentes, jogadores, entre outros envolvidos no meio do esporte.

Na temporada de 2024, por exemplo, o Campeonato Brasileiro seguiu, mesmo em meio a Copa América, onde muitos equipes, inclusive o Flamengo, ficaram desfalcadas de muitos atletas, durante a competição.

CBF estuda reduzir datas dos campeonatos estaduais em 2025, segundo jornalista

Tite reclama do calendário do futebol brasileiro – Foto: Reprodução / Fla TV

Para o ano de 2025, segundo o jornalista Igor Siqueira, do ‘UOL Esporte’, a CBF estuda reduzir as datas disponíveis para os campeonatos estaduais a partir da próxima temporada.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, admitiu que, para que isto ocorra, seria necessário um acordo entre clubes e federações neste sentido. O acerto tem que ser feito com times de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que ainda mantém 16 datas em em seus campeonatos regionais, enquanto outros estados utilizam apenas 12 datas.

Por conta disso, deve haver a reunião entre a Comissão Nacional de Clubes, que é composta por nove times, sendo cinco da Série A do Campeonato Brasileiro (Atlético Goianiense, Fluminense, Fortaleza, Internacional e São Paulo), juntamente com o departamento técnico da CBF para discutir o calendário, na próxima segunda-feira (22).

Ednaldo Rodrigues comenta possível alteração nas datas dos estaduais

“Se os clubes propuseram às federações, não há problema nenhum em reduzir para 12 datas. Hoje são três federações que fazem campeonatos com 16 datas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As outras já fazem em 12. Isso não passa pela CBF. São filiados às federações e podem discutir os campeonatos”. Iniciou o presidente Ednaldo Rodrigues, ao falar sobre o calendário dos estaduais.

“Não interfiro no trabalho da comissão. Vamos ouvir os clubes. Eles disseram que têm uma proposta, marquei então para o Departamento de competições se reunir com eles para mostrar o que é possível fazer”.

O dirigente da CBF ressaltou que o calendário é espremido porque há datas da Conmebol e da Fifa. Atualmente, o cronograma acomoda 38 datas do Campeonato Brasileiro, 14 da Copa do Brasil, 16 dos Estaduais, até 17 datas da Libertadores, fora Datas Fifa.

Durante os próximos seis anos, haverá competições, como o Super Mundial de Clubes em 2025, a Copa do Mundo em 2026, a Copa América em 2028, além da Copa do Mundo Feminina em 2027, todas elas no meio do ano, o que dificultará ainda mais o calendário do futebol brasileiro nas próximas temporadas.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorDirigente da Lazio critica método do Flamengo por Marcos Antônio
Próximo artigoPor que Claudinho, sonho do Flamengo, ficou fora da estreia do Zenit no Campeonato Russo em meio a negociação