Caso Gabigol - quais jogadores do Flamengo tiveram problemas de doping no Rubro-Negro?

A suspensão de Gabigol do futebol por dois anos após a punição pela tentativa de fraude no exame anti doping vem gerando uma grande polêmica no cenário do futebol. Isso porque estão sendo feitas algumas comparações com casos mais graves, em que as penas foram menores, como o caso de Paolo Guerrero.

O que você precisa saber:

  • Gabigol doi punido com dois anos de suspensão no futebol
  • Jogador recebeu punição por tentativa de fraude no exame antidoping
  • Relembre o caso de Paolo Guerrero, que foi suspenso por doping

O caso de Gabigol vem chamando atenção justamente pelo tempo de suspensão, que terá que cumprir fora dos gramados, caso não haja reversão de pena com o recurso. A punição do camisa 10 do Flamengo, inclusive, é maior do que de atletas que foram realmente testados positivos no exame antidoping, como aconteceu com Paolo Guerrero na época que defendia o Rubro-Negro.

A situação de Gabigol acaba sendo diferente de atletas que testaram positivo pelo fato dele ter sido autuado no artigo que trata de “Fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de dopagem por um atleta ou outra pessoa”, que prevê suspensão de quatro anos. Diferente dos demais atletas punidos com o teste positivo.

Relembre o caso de Paolo Guerrero

Antes da situação d Gabigol, um caso teoricamente recente envolvendo exame antidoping no Flamengo foi o de Paolo Guerrero em 2017. O jogador, que na época defendia o Rubro-Negro, ficou oito meses longe dos gramados após ter sido suspenso do futebol por conta do resultado positivo para metabólico de cocaína no teste antidoping.

Caso Gabigol - quais jogadores do Flamengo tiveram problemas de doping no Rubro-Negro?

Divulgação: Flamengo

A situação aconteceu quando Guerrero atuava pela Seleção do Peru nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e Guerrero e sua defesa alegaram que houve uma contaminação em um chá tomado durante a concentração. Inicialmente, o jogador recebeu uma pena de 14 meses de suspensão, mas uma liminar no Tribunal Federal da Suíça reduziu a pena para seis meses, o que fez com que Guerrero pudesse atuar no Mundial de 2018.

A acusação de Gabigol

Conforme os relatos que constam na denúncia contra Gabigol, o camisa 10 do Flamengo teria prejudicado o trabalho dos oficiais de diversas maneiras diferentes.

Além de ter feito os oficiais esperarem, ele teria os desrespeitado e não seguido os protocolos recomendados. Para a análise específica do material biológico, é recomendado que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física, tempo que não foi cumprido por Gabigol.

Segundo os oficiais, o jogador não teria ido até eles antes do treino e quando a atividade se encerrou, foi almoçar. Além disso, o camisa 10 teria tratado a equipe com desrespeito, não seguiu os protocolos indicados, depois de 90 minutos pegou o vaso coletor sem nenhum aviso e ainda se irritou ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta.

Caso Gabigol - quais jogadores do Flamengo tiveram problemas de doping no Rubro-Negro?

Gabigol durante treino no Ninho do Urubu – Créditos: Reprodução

Ao final, Gabigol ainda teria entregue o vaso aberto, contrariando as orientações recebidas. Na denúncia, consta que Gabigol se irritou por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame.

No dia 8 de abril, data da coleta, ele teria avisado aos oficiais que aquela seria a última vez que participaria do controle. O caso aconteceu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, quando o Rubro-Negro foi derrotado por 4 a 1 pelo Fluminense, que ficou com o título.

 

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorWillian Arão ex-Flamengo vive grande momento no Panathinaikos e briga por título na Grécia
Próximo artigoFlamengo pode ter novos desfalques; veja próximos jogos da Seleção Brasileira