Botafogo x Flamengo: Tite busca desempate em retrospecto contra técnicos estrangeiros

Flamengo e Botafogo fazem confronto direto na parte de cima da tabela do Brasileirão neste domingo (18), às 18h30, no Engenhão. Partida que colocará frente a frente Tite e Artur Jorge na beira do campo, o 13º jogo do treinador rubro-negro contra técnicos estrangeiros nesta temporada e pode representar desempate no retrospecto até aqui equilibrado.

Tite possui quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas contra treinadores de outras nacionalidades que comandam times brasileiros. Números que mostram a dificuldade que o Flamengo enfrentou nesses jogos. Quatro derrotas das sete que o time sofreu em todo o ano (57%) foram contra comandantes estrangeiros, e oito dos 17 jogos sem vencer (47%), somando derrotas e empates.

Flamengo e Alcaraz: insistência é o lema rubro-negro pelo negócio

Contra Artur Jorge, adversário desta rodada, Tite perdeu o único confronto até o momento. O Botafogo venceu o Flamengo no primeiro turno do Brasileirão, no Maracanã. O clássico no Engenhão será, portanto, a oportunidade do Mengão devolver a vitória sobre o rival e o técnico igualar o retrospecto.

Triunfo esse que faria o Flamengo ultrapassar o Botafogo na tabela do Brasileirão e assumir a segunda colocação. O Rubro-Negro soma 41 pontos e está na terceira posição, enquanto o rival é o vice-líder com 43.

Já o estrangeiro que Tite mais enfrentou é Abel Ferreira, o que ajuda a explicar os números equilibrados. Flamengo e Palmeiras se enfrentaram quatro vezes no ano, com uma vitória para cada lado e dois empates. Mas o rubro-negro leva vantagem por ter conquistado a classificação na Copa do Brasil.

As outras vitórias foram em: 4 a 2 sobre o Atlético-MG (Gabriel Milito); 6 a 1 sobre o Vasco (Álvaro Pacheco); 2 a 0 sobre o Corinthians (António Oliveira). O Flamengo de Tite empatou em 0 a 0 com o Vasco de Ramon Diaz, pelo Carioca, e em 1 a 1 com o Cuiabá comandado pelo português Petit.

Por fim, derrotas para São Paulo e Fortaleza, dos técnicos Luis Zubeldía e Juan Pablo Vojvoda, respectivamente. Jogos que o Flamengo entrou em campo muito desfalcado e encarou adversários focados no Brasileiro.

Tite e Artur Jorge preparam mudanças para Botafogo x Flamengo

Se no primeiro turno ambos os treinadores usaram todos os titulares à disposição no clássico, o jogo deste domingo terá duas escalações com muitas mudanças. Tanto Tite quanto Artur Jorge sofrem de desfalques e optam pro preservar alguns nomes para o jogo decisivo de Libertadores no meio de semana.

A começar pelo Flamengo, que terá novo ataque por obrigação e mudanças no sistema defensivo. Sem Pedro, Cebolinha e Gabigol, lesionados, a provável escalação do Mengão é: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno (Léo Ortiz), Léo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas (Léo Pereira); Allan, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique, Luiz Araújo e Carlinhos.

O Botafogo também deve ter alterações em todos os setores: John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza, Cuiabano; Gregore (Allan), Marlon Freitas (Tchê Tchê); Savarino (Luiz Henrique), Almada, Matheus Martins; Tiquinho Soares.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorCom cinco desfalques, veja a lista de ausências do Flamengo contra o Botafogo
Próximo artigoIngressos para a final do Mundial Sub-20 entre Flamengo e Olympiacos estão à venda – veja