Em pesquisa feita pelo CIES Football Observatory, instituto acadêmico dedicado a estudos do Futebol, o Flamengo foi apontado como uma das bases mais eficientes em formação de atletas no mundo.
Com nomes de impacto nas principais ligas europeias como Vini Jr, Paquetá e João Gomes, o critério usado para definir os times como “eficientes” na formação de atleta leva em conta dois fatores. O primeiro, o método quantitativo, que mostra a quantidade de atletas que cada base revelou dentre as tidas 49 principais ligas do mundo. Depois, considera jogadores que aturam em ao menos uma partida pelos times nas duas últimas.
➕ Clube mineiro entra na disputa por Pablo Marí, ex-Flamengo
Fazendo essa separação e analise, o CIES vai para a etapa de metodologia é qualitativa, que leva em conta o nível esportivo das ligas em que esses atletas atuam, num critério baseado em rankings. Juntando essas duas coisas, o estudo chega em uma razão entre o número de jogadores revelados e o nível das ligas, formando assim, o ranking.
Veja a colocação do Flamengo no ranking da CIES:
O top-10 conta com três times sul-americanos, Boca Juniors, RIver Plate e Defensor-URU. Ou seja, nenhum brasileiro. O São Paulo é o melhor colocado, na 17ª posição. O Flamengo vem depois, ocupando a 24ª colocação, com 60 jogadores revelados e index (nome dado a razão citada anteriormente) de 59,8.
Outros times brasileiros presentes no top-100, mas em posições piores, estão Corinthians, Santos, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Cruzeiro, Athletico-PR e Vasco.
Fonte: Mundo Rubronegro