Base do Flamengo é avaliada como uma das mais eficazes do mundo, segundo estudo

Em pesquisa feita pelo CIES Football Observatory, instituto acadêmico dedicado a estudos do Futebol, o Flamengo foi apontado como uma das bases mais eficientes em formação de atletas no mundo.

Com nomes de impacto nas principais ligas europeias como Vini Jr, Paquetá e João Gomes, o critério usado para definir os times como “eficientes” na formação de atleta leva em conta dois fatores. O primeiro, o método quantitativo, que mostra a quantidade de atletas que cada base revelou dentre as tidas 49 principais ligas do mundo. Depois, considera jogadores que aturam em ao menos uma partida pelos times nas duas últimas.

Clube mineiro entra na disputa por Pablo Marí, ex-Flamengo

Fazendo essa separação e analise, o CIES vai para a etapa de metodologia é qualitativa, que leva em conta o nível esportivo das ligas em que esses atletas atuam, num critério baseado em rankings. Juntando essas duas coisas, o estudo chega em uma razão entre o número de jogadores revelados e o nível das ligas, formando assim, o ranking.

Veja a colocação do Flamengo no ranking da CIES:

O top-10 conta com três times sul-americanos, Boca Juniors, RIver Plate e Defensor-URU. Ou seja, nenhum brasileiro. O São Paulo é o melhor colocado, na 17⁠ª posição. O Flamengo vem depois, ocupando a 24⁠ª colocação, com 60 jogadores revelados e index (nome dado a razão citada anteriormente) de 59,8.

Outros times brasileiros presentes no top-100, mas em posições piores, estão Corinthians, Santos, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Cruzeiro, Athletico-PR e Vasco.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorSeleção Brasileira tem 3 jogadores do Flamengo na pré-lista de convocados para jogos das Eliminatórias da Copa
Próximo artigoSubstituto de Arrascaeta e Evertton Araújo mantido: veja meio de campo do Flamengo para jogo do Brasileirão hoje