Candidato à presidência do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, se reuniu com apoiadores na tarde deste sábado (26), na Gávea. Em entrevista ao MRN durante o encontro, ele falou sobre estádio próprio e a votação para participação no leilão que ocorrerá nesta segunda (29). O presidente do Conselho de Administração explicou ser a favor do clube ter um estádio, mas também fez novamente os questionamentos sobre viabilidade financeira do projeto e risco de comprometer finanças ou virar SAF.
“Eu sempre fui a favor do estádio. Isso está no nossos planos de governo das últimas 4 eleições. Totalmente a favor do estádio, sempre. O desafio é a que custo. Já falei em algumas entrevistas que o estádio não pode comprometer na performance esportiva, levando a gente a níveis de endividamento absurdos. Ou no limite forçando o Flamengo a virar SAF”, iniciou.
Bap classifica como “grande bobagem” tentativas de taxá-lo como contra o estádio do Flamengo apenas pelos questionamentos. O candidato, aliás, mais uma vez afirmou que a atual gestão não apresentou qualquer estudo de viabilidade financeira. Portanto, ainda que favorável à construção de um estádio, entende que os conselheiros vão decidir se o Flamengo deve ou não comprar terreno do Gasômetro sem terem uma projeção de qual será o custo total.
“Então não é o que, mas sim como. E essa dúvida persiste porque até agora não foi apresentado nenhum estudo de viabilidade econômico-financeira desse estádio. E as pessoas entendem que, quando se pergunta qual o estudo de viabilidade financeira significa que está contra. Isso é uma grande bobagem. Todo mundo quer a casa própria, mas na hora que fala qual o preço. É a pergunta que todo mundo faz: ‘ Quanto eu vou pagar?’, completou ao MRN; escute áudios da entrevista abaixo
Afinal, o próprio edital estipula um prazo de 18 meses para o vencedor apresentar o projeto final. Esse documento precisa conter informações de como será o estádio, as projeções financeiras e mais uma série de obrigações. Mas, nesse momento, o debate é justamente sobre a votação acontecer sem o projeto.
“Na segunda-feira não será apresentado o estudo de viabilidade econômico-financeira, não dá tempo. É um estudo muito mais profundo. O próprio edital diz que tem 18 meses para apresentar o projeto. Esse projeto não será apresentado na segunda-feira. Então, o que estará em votação é se o Conselho Deliberativo aceita comprar o terreno sem esse estudo. Tão simples quanto isso.”
Presidente do Conselho Deliberativo e quem vai liderar o processo de votação, Antônio Alcides marcou presença ao lado dos apoiadores de Bap. Ex-vice-presidentes que deixaram a gestão Landim para apoiar Bap também compareceram: Rodrigo Tostes, ex-VP de Finanças, e Paulo César Pereira, ex-VP de Secretaria.
Votação de leilão para terreno do estádio agita dia a dia do Flamengo
A reunião de segunda está agitando o clube internamente, principalmente em ano de eleição. O também candidato à presidência, Maurício Gomes de Mattos, se manifestou oficialmente e favorável à aprovação no leilão nesta sexta-feira (28), assim como muitos grupos de sócios.
A torcida do Flamengo, que vive grande expectativa pelo estádio, também promete participar da votação. Espera-se que bom número de rubro-negros esteja na Gávea para se manifestar a favor do leilão. Movimento que gerou pedido de segurança de sócios na reunião que começará às 19h.
Fonte: Mundo Rubronegro