Gabi Regly e Laura Muccuci, atletas de Nado Artístico do Flamengo e da Seleção Brasileira, se manifestaram com revolta a um comentário feito por Guilherme Beltrão, da Cazé TV. Durante transmissão do programa “Zona Olímpica”, parte da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris, o profissional falou sobre atletas da modalidade que não possuem chance de pódio irem para “comer gente” na Vila Olímpica.
“A Adenizia é campeã olímpica, ela realmente importa para a competição. O ‘camarada’ do nado sincronizado, que não tem chance de medalha, tem que ir por dois objetivos: se superar e comer gente”, disse Guilherme Beltrão.
➕ Jhonatan Luz anuncia seu retorno ao Flamengo
Gabi gravou vídeo com longo posicionamento sobre as falas do comentarista e chegou a chorar enquanto relatava sua rotina de treinos para representar o país em campeonatos sul-americanos e mundiais. A atleta campeã do Brasileiro de Nado Artístico com o Flamengo disse se sentir revoltada e desrespeitada.
“Eu vi e fiquei extremamente revoltada, indignada com as falas infelizes que o Beltrão teve. (…) Ele disse que a gente vai para a Vila Olímpica para ‘comer gente. É um completo absurdo. É uma falta de respeito completa. A gente treina na Seleção Brasileira, para disputar um Pan-Americano, um Mundial, um Sul-Americano, mais de oito horas por dia. A gente treina muito. É extremamente desgastante, para representar o nosso país”, iniciou Gabi Regly, com voz embargada, antes de completar:
“Eu e Laura, a gente foi medalhista no Pan-Americana ano passado, fruto de todo esse tempo de treino, de toda a nossa dedicação de anos… Me fez chorar, sério. Só a gente sabe tudo que a gente passa e passou pra conseguir uma medalha no Pan-Americano e tentar uma vaga olímpica. Escutar isso é muito difícil, é um absurdo, é uma falta de respeito tremenda. A nossa vida gira em torno do esporte.”
Casimiro responde
Casimiro, streamer e fundador da CazéTV, era um dos presentes na transmissão que aconteceu o comentário de Beltrão e respondeu a publicação de Gabi. Ele garante que a fala não foi direcionada aos atletas brasileiros, mas sim um exemplo sobre sexo na Vila e o atleta de nado sincronizado um caso hipotético.
“Ô minha gente, pelo amor de Deus, não estamos falando de atletas brasileiros que não conseguiram a vaga. Estávamos falando sobre sexo na vila olímpica, dando um exemplo hipotético de um atleta de nado artístico que não tem chance de ser campeão e é eliminado rapidamente da olimpíada. O que ele vai fazer depois? Curtir a Vila Olímpica. Demos diversos exemplos de brincadeira de várias modalidades, não estamos falando de atletas brasileiros.
Só assistir ao vídeo completo que fica bem claro. Tem um corte de 5 segundos aí, por favor né. Estamos o dia inteiro na torcida pelo Brasil, divulgando os nossos atletas sendo medalhistas ou não e vocês realmente acham que vamos diminuir atletas brasileiros dessa forma? Poxa vida. Enfim, convido quem quiser assistir ao vídeo completo e ver que NÃO ESTAMOS sacaneando a modalidade, apenas dando um exemplo hipotético”, justificou Casimiro.
Apesar de dizer que convida as pessoas para assistirem ao vídeo completo, é importante destacar que o vídeo não está disponível para ser assistido na Cazé TV. Transmissões passadas e dos jogos que ocorrem nesta sexta seguem no canal.
Laura Muccuci se manifesta
Dupla de Gabi Regly nas competições no Flamengo e na Seleção e também campeã brasileira de Nado Artístico pelo Mengão, Laura Muccuci se pronunciou no Instagram sobre falas de Beltrão. Em mensagem que serve como resposta para declaração de Casimiro, a atleta reclama principalmente de seu esporte ser menosprezado em dos pouquíssimos momentos que possui visibilidade.
“A gente quer, no mínimo, respeito. Optamos por dedicar nossa vida ao esporte, mesmo sabendo que não tem apoio. Optamos dia após dia, com dor, lesões, suor e dificuldades para representar nosso Brasil por amor. A gente no nado vive anos tentando quebrar barreiras dentro e fora do esporte. A gente sabe o quanto é difícil ser atleta no Brasil, e mesmo assim optamos por ser. A gente espera que no mínimo a pouca visibilidade que temos esteja do nosso lado”, diz trecho de publicação, que termina com:
Estamos a cada treino e a cada competição dando nosso melhor para colocar o Brasil no topo. Todo sacrifício é para representar nosso país. E pensa, por mais humorístico que seja, se esses homens que possuem muita visibilidade e são influência para milhões de seguidores menosprezam o meu esporte em transmissão ao vivo. O que você espera que os que não conheciam o Nado Artístico vão pensar?”, escreveu Laura Muccuci, além de marcar a Cazé TV e o próprio Guilherme Beltrão.
Fonte: Mundo Rubronegro