As maiores goleadas do Flamengo aconteceram na década de 70 e 80. Sendo a maior delas (8×0 contra o Fortaleza) e a mais emblemática (6×0 contra o Botafogo, no jogo conhecido como Jogo da Vingança) ambas protagonizadas pelo time mágico, campeão mundial de 1981.
Lista completa com as maiores goleadas do Flamengo:
Flamengo 8 x 0 Fortaleza – 1981
Flamengo 8 x 1 Sampaio Corrêa – 1976
Flamengo 7 x 0 Santa Cruz – 1985
Flamengo 7 x 1 Rio Negro – 1983
Flamengo 6 x 0 Botafogo -1981
Flamengo 6 x 0 Paysandu – 1974
Flamengo 6 x 0 Bahia – 2003
Um fato interessante é que as maiores goleadas que o clube conseguiu foram todas em jogos como mandante. Seis delas aconteceram no Maracanã e a outra no estádio Teixeira de Castro, em Bonsucesso, no interior do Rio de Janeiro.
Flamengo 8 x 0 Fortaleza – 1981 (A Maior Goleada da história do Flamengo)
Essa foi a terceira maior goleada da história do brasileirão
Nos anos 80, o Flamengo tinha um time excepcional que conquistou todos os títulos possíveis naquela época. Enfrentar esse time não era uma tarefa fácil, e o Fortaleza teve uma noite difícil em 4 de fevereiro de 1981, no famoso Estádio Mario Filho, o Maracanã.
Este jogo, que fazia parte da 6ª Rodada da 1ª Fase do Grupo D da Taça de Ouro, entrou para a história, já que o Flamengo aplicou sua maior goleada na principal competição nacional: uma incrível vitória por 8 a 0 sobre o Fortaleza. Naquela partida, o centroavante Nunes brilhou, marcando cinco dos gols, todos passando pelo goleiro Ado, campeão mundial em 1970 pela Seleção Brasileira, que estava disputando em 1981 sua última edição de Campeonato Brasileiro.
No primeiro tempo, o Flamengo jogou em um ritmo quase descontraído. Com dois gols de Peu e outro de Nunes, o rubro-negro já foi para o intervalo com a partida praticamente decidida. No entanto, na segunda etapa, bastou ao Flamengo acelerar um pouco para que mais gols viessem naturalmente. Ao final do jogo, ficou claro que se o time rubro-negro tivesse forçado mais, a goleada poderia ter sido ainda maior.
Flamengo 8 x 1 Sampaio Corrêa – 1976
O Flamengo aplicou a segunda maior goleada de sua história no estádio do Maracanã, infelizmente para um público de apenas 11.995 espectadores (extremamente sortudos). Novamente o time mágico que 5 anos depois iria conquistar o mundial já tomava forma aqui.
Gols: Zico (3’1T) e (14’1T), Luisinho Lemos (21’1) e (31’1T), Zico (3’2T), Paulinho (7’2T), Rondinelli (15’2T), Marciano (23’2T) e Ferraz (40’2T)
Time: Cantareli (Ubirajara Motta), Toninho Baiano, Rondinelli, Dequinha e Júnior; Merica, Tadeu e Zico; Paulinho (Marciano), Luisinho Lemos e Luís Paulo.
Téc: Cláudio Coutinho
Flamengo 7 x 0 Santa Cruz – 1985
Essa goleada do Flamengo foi a maior goleada do Brasileirão de 85.
O Flamengo goleou o Santa Cruz por 7 x 0 no Maracanã, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 1985. A goleada foi presenciada por 9171 espectadores e o time era comandado por Zagallo. Os gols foram marcados por Bebeto, Adílio, Marquinho Carioca (3) e Chiquinho (2). Coincidentemete neste jogo o Flamengo alcançou a meta de 400 jogos pela competição. Bela maneira de comemorar a terceira maior goleada do Flamengo, não acham?
Flamengo 7 x 1 Rio Negro – 1983
Novamente o time campeão mundial mostrava que o título de melhor do mundo não havia sido atoa, aplicando uma sonora goleada sob o Rio Negro no Campeonato Brasileiro de 1983, novamente no mágico Maracanã.
Flamengo 6 x 0 Botafogo – O Jogo da Vingança – 1981
Essa goleada do Flamengo com certeza não poderia faltar nessa lista. Com certeza a mais emblemática de todas levando em consideração o adversário e a situação histórica que envolvia essa partida.
O “Jogo da Vingança” ficou eternizado em 8 de novembro de 1981, quando o Flamengo revidou o placar de 6 a 0 sofrido nas mãos do Botafogo, nove anos antes. Durante esse período, sempre que os times se enfrentavam, a torcida botafoguense provocava exibindo uma faixa com a mensagem “Nós gostamos de Vo6!”.
O embate em que o Botafogo venceu por 6 a 0 é destacado no livro “Os 100 Maiores Jogos do Brasileirão” e foi um episódio marcante na história do futebol brasileiro. Uma lembrança muito dolorosa para os Flamenguista da época.
Para entender a importância desse jogo no Clássico da Rivalidade, o jornalista e historiador rubro-negro Roberto Assaf compartilha:
“Somente um torcedor do Flamengo que suportou por anos a provocação da torcida do Botafogo, exibindo sua pequena e desengonçada faixa, compreende plenamente o que significou a vingança da goleada na tarde de domingo, 8 de novembro de 1981. O Flamengo teve, na verdade, duas oportunidades de revidar o placar. A primeira ocorreu em 19 de julho de 1975, quando o time rubro-negro fez 3 a 0 em apenas 13 minutos e depois diminuiu o ritmo, levando a torcida à frustração. Nem mesmo o quarto gol, marcado nos minutos finais, conseguiu acalmar os ânimos: os jogadores do Flamengo foram xingados na saída do Maracanã, e dois deles tiveram seus carros danificados. Vale ressaltar a força do Flamengo na época, conquistando em um curto período a Copa Libertadores, o Estadual e o Mundial Interclubes. A vingança do 6 a 0 também foi considerada como um título.”
Segundo o jornalista e historiador alvinegro, Roberto Porto, esse jogo foi memorável:
“Estava na redação do Jornal dos Sports quando ouvi no rádio. Aquele clássico foi uma verdadeira loucura. Jairzinho brilhou ao marcar três gols. O impacto desse duelo foi tão grande que a edição do jornal no dia seguinte vendeu mais de cem mil exemplares, quebrando recordes de vendas. Lembro-me da manchete que tive a oportunidade de escrever na época, junto com José Trajano, que resumia bem a situação: ‘Foi até covardia’.”
Flamengo 6 x 0 Paysandu – 1974
6 maior goleada do flamengo, aplicada no Paysandu na 2ª fase do campeonato brasileiro de 1974. 2 gols marcados por Zico, 2 gols de Paulinho, 1 gol de Rui Rey e 1 gol do Jayme.
Paysandu não aguentou muito bem a humilhação, dois jogadores perderam a cabeça e foram expulsos neste dia histórico
Flamengo 6 x 0 Bahia – 2003
Finalizando a nossa lista de maiores goleadas do Flamengo, nós temos essa goleada mais recente aplicada sob o Bahia, no campeonato brasileiro de 2003.
O primeiro tempo terminou magro, com apenas 1 gol no placar e o segundo tempo do Flamengo foi avassalador, não dando qualquer chance para o adversário, que quando percebeu, já tinha levado mais 5 gols e entrado para a história como a vítima da 7ª maior goleada do Flamengo.
Essa foram, portanto, as 7 maiores goleadas do Flamengo aplicadas até hoje. Que venham muitas outras! 😉
Por: Leandro Freitas
Equipe Mengo Press