Arrascaeta é o líder de assistências dos últimos 10 anos da Libertadores - confira o top-5

PAULO COSTA: Na última segunda-feira (18), o Flamengo conheceu o seu destino inicial para a glória eterna. Em Luque, no Paraguai, a Conmebol sorteou os grupos da edição de 2024 da Libertadores.

Você precisa saber

  • Arrascaeta é o líder de assistências dos últimos 10 anos da Libertadores
  • Everton Ribeiro e Bruno Henrique também aparecem no top-5
  • Uruguaio pode ultrapassar Junior em jogos pelo Flamengo no torneio

Para conquistar o quarto título do torneio, que seria um fato inédito no futebol brasileiro, o Mais Querido deposita as esperanças em Giorgian de Arrascaeta, que tem grande trajetória na competição.

Líderes de assistências das últimas 10 edições de Libertadores

Nas últimas 10 edições de Libertadores (2013-2023), ninguém deu mais assistências do que Arrascaeta. No período, o meia-atacante vestiu as camisas de Defensor-URU, Cruzeiro e Flamengo, e distribuiu 31 passes para gol.

Em segundo lugar da lista está o também uruguaio Alejandro Silva, com 24. Na sequência figuram dois jogadores que fizeram história com o Manto Sagrado na Libertadores. Bruno Henrique (23), Everton Ribeiro (22). Rony, do Palmeiras, completa o top-5, com 21 assistências.

Arrascaeta é o líder de assistências dos últimos 10 anos da Libertadores - confira o top-5

Foto: Reprodução

Confira o top-5

  • Arrascaeta – 31
  • Alejandro. Silva – 24
  • Bruno Henrique – 23
  • Everton Ribeiro – 22
  • Rony – 21

Assistências de destaque

Entre os 31 passes para gol do uruguaio, alguns com a camisa do Flamengo se destacam e a Nação Rubro-Negra jamais vai esquecer, como o passe para o primeiro gol de Gabigol na final de 2019, contra o River Plate.

Ainda na campanha histórica de 2019, além do passe para Gabigol que entrou para a história, o uruguaio teve participação ativa nos duelos da semifinal contra o Grêmio. No primeiro duelo, no empate por 1×1 em Porto Alegre, Arrasca deu a assistência para Bruno Henrique marcar de cabeça, após bela jogada do time.

No jogo da volta, no Maracanã, que ficou marcado como uma das maiores exibições da história da semifinal da Libertadores, Arrascaeta bateu o escanteio na cabeça de Pablo Mari, que anotou o quarto do Flamengo na goleada por 5×0 sobre o time gaúcho.

Estatísticas históricas do clube

Além de ser o maior garçom da Libertadores nas últimas 10 edições, Arrascaeta também figura em duas listas históricas do Flamengo. O uruguaio é o oitavo maior artilheiro do time na competição, com oito gols (dois a menos que Tita e Gaúcho e três de Everton Ribeiro).

Já entre os atletas que mais vezes vestiram o Manto Sagrado no torneio, o meia-atacante aparece na quarta posição, com 45 partidas. Se entrar em campo mais quatro vezes, o uruguaio ultrapassa o Maestro Junior e entra no top-3, que conta com Gabigol (49 jogos) e Everton Ribeiro (57).

Arrascaeta é o líder de assistências dos últimos 10 anos da Libertadores - confira o top-5

Foto: Alexandre Vidal / CRF

Grupo do Flamengo na Libertadores de 2024

De acordo com o sorteio realizado pela Conmebol, o Rubro-Negro caiu no Grupo E, junto com Bolívar-BOLMillonarios-COL e Palestino-CHI.

A estreia da equipe será diante do Millonarios, em Bogotá, com uma altitude de 2.600 metros e em meios às finais do Campeonato Carioca. Isso porque a Conmebol agendou a primeira rodada da Libertadores para ocorrer na semana do dia 3 de abril.

No domingo anterior, no dia 30 de março, o Flamengo entra em campo para enfrentar o Nova Iguaçu no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca e, na outra semana, no dia 7 de abril, os times realizam a segunda partida.

A tabela do Flamengo durante o período

Nova Iguaçu x Flamengo – 31/3

Millionarios x Flamengo – 3/4

Flamengo x Nova Iguaçu – 7/4

Confira os jogos do Flamengo na Libertadores

Semana 3/4 – Millonarios x Flamengo

Semana 10/4 – Flamengo x Palestino

Semana 24/4 – Bolivar x Flamengo

Semana 8/5 – Palestino x Flamengo

Semana 15/5 – Flamengo x Bolivar

Semana 29/5 – Flamengo x Millonarios

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorAdversários na Libertadores, último confronto entre Flamengo e Palestino teve goleada e show de Vini Jr.
Próximo artigoConheça Deodoro, opção do Flamengo quanto ao Gasômetro