Após mais de dez anos, futebol carioca supera o paulista na Libertadores - entenda

Com os 32 clubes que irão participar da Copa Libertadores da Américas 2024 já definidos, uma importante marca foi quebrada. Pela primeira vez desde 2012, o Rio de Janeiro será representado por mais clubes nos torneios do estado de São Paulo. A marca foi quebrada depois que o Botafogo eliminou o Red Bull Bragantino na terceira fase da competição, que antecede a fase de grupos.

O que você precisa saber:

  • Ao todos, 32 clubes estão classificados para a Libertadores 2024
  • Destes, sete times são representantes do Brasil
  • Dos clubes brasileiros, três são cariocas, dois paulistas, um mineiro e um gaúcho

Os representantes na Libertadores 2024

Pela primeira vez desde 2012, a Libertadores terá mais times cariocas do que paulista. No ano citado, Flamengo, Fluminense e Vasco representavam o estado do Rio de Janeiro, enquanto Santos e Corinthians eram os representantes de São Paulo.

Agora, 12 anos depois, Flamengo, Fluminense e Botafogo estarão representando o Rio de Janeiro no torneio internacional. Por outro lado, apenas Palmeiras e São Paulo são os classificados paulistas para a Libertadores. Vale lembrar que o Alvinegro carioca eliminou o Red Bull Bragantino na pré-libertadores, garantido que os times cariocas fossem maioria.

Além dos times já citados, Atlético-MG e Grêmio são os outros representantes brasileiros na atual edição da Libertadores. Vale lembrar que o sorteio da fase de grupos será realizado na próxima segunda-feira (18), às 20h, na sede da Conmebol. Por ter vindo da pré-Libertadores, o Botafogo pode cair no grupo com outros times brasileiros, inclusive o Flamengo.

Times classificados para fase de grupos da Libertadores e os potes do sorteio:

Pote 1

Fluminense (Brasil)

Palmeiras (Brasil)

River Plate (Argentina)

Flamengo (Brasil)

Grêmio (Brasil)

Peñarol (Uruguai)

São Paulo (Brasil)

LDU (Equador)

 

Pote 2

Atlético-MG (Brasil)

Independiente Del Valle (Equador)

Libertad (Paraguai)

Cerro Porteño (Paraguai)

Estudiantes (Argentina)

Barcelona de Guayaquil (Equador)

Bolívar (Bolívia)

Junior de Barranquilla (Colômbia)

 

Pote 3

San Lorenzo (Argentina)

The Strongest (Bolívia)

Universitario (Perú)

Deportivo Táchira (Venezuela)

Rosário Central (Argentina)

Alianza Lima (Perú)

Millonarios (Colômbia)

Talleres (Argentina)

 

Pote 4

Caracas (Venezuela)

Liverpool (Uruguai)

Huachipato (Chile)

Cobresal (Chile)

Botafogo (Brasil)

Palestino (Chile)

Colo-colo (Chile)

Nacional (Uruguai)

De volta ao Carioca

Depois de abrir vantagem no primeiro jogo, o Flamengo volta a enfrentar o Fluminense no próximo sábado (16), às 21h. O Mais Querido pode perder por até dois gols e ainda assim se classificar para a grande final do Campeonato Carioca.

A partida terá transmissão na TV aberta pela Band, e na TV fechada pela BandSports. Já no streaming, o Canal GOAT transmite de forma gratuita para todo o Brasil através do youtube.

Provável escalação do Flamengo

No treino da última quinta-feira (14), o Flamengo teve importantes retornos: Erick Pulgar e Ayrton Lucas, titulares, voltaram a treinar junto ao elenco depois de finalizarem a fase de transição física. O lateral Wesley e o meia Victor Hugo também voltaram a ficar à disposição de Tite.

Vale lembrar que Gabigol, que vinha treinando separado em processo de recuperação, também voltou a treinar junto ao elenco nesta semana. Portanto, Tite só terá o desfalque de Gerson, que se recupera de uma cirurgia nos rins e deve ficar fora de combate nos próximos dois meses.

Portanto, o Flamengo deve ir a campo com o seguinte time: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorAnálise: Fabrício Bruno mostra resiliência desde chegada ao Flamengo até primeira convocação
Próximo artigoHulk autografa camisas do Flamengo a pedido de Zico; veja vídeo