A torcida do Flamengo ainda está se acostumando ao Flamengo de Tite. A formação com três no meio de campo e dois pontas clássicos vai contra uma tradição de times recentes, que geralmente jogavam com quatro no meio e dois atacantes móveis. O Flamengo de Jorge Jesus foi o exemplo máximo do 4-4-2, mas o jornalista André Rocha achou um time histórico que jogava como o Fla de Tite joga.
Em sua coluna para o site S1 Live, André Rocha resgatou um dos times do Flamengo que se sagraram campeão brasileiro. Para o comentarista, o time de Tite tem características parecidas com o Fla de 1992. Comandado por Carlinhos Violino, o elenco pentacampeão também usava três jogadores no meio campo e dois pontas com um centroavante fixo.
+ ‘Se não gosta do Flamengo, sinto por você que Tite e Flamengo se encontraram’, alerta Birner
O Flamengo de 2024 tem Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta no meio, Luiz Araújo, Pedro e Cebolinha na frente. Já o time de 1992 tinha Uidemar, Júnior e Zinho no meio, mas também Paulo Nunes, Gaúcho e Nélio na frente. O funcionamento dos dois times era bastante parecido, de acordo com André Rocha.
‘Há muitas maneiras de ganhar’, escreveu André Rocha
Tanto o Flamengo de 1992 quanto o de 2024 contam com dois pontas que trabalham junto com os laterais. Charles Guerreiro e Piá eram presenças constantes no ataque, assim como Varela e Ayrton Lucas. No meio, Uidemar fazia o que Pulgar faz hoje. Enquanto isso, Júnior e Zinho ficavam bastante móveis na criação, do mesmo jeito que De La Cruz e Arrascaeta.
André Rocha encerra o artigo opinando que o Flamengo de Tite, assim como o de 1992, prova que há diversas maneiras de vencer. O técnico atual do Flamengo tem dito que busca o equilíbrio em todos os trabalhos que faz. Na entrevista coletiva pós Fla x Flu, o treinador afirmou que o saldo de gols é o melhor marcador para se achar um time equilibrado.
Fonte: Mundo Rubronegro