Analista do Flamengo destaca como Sampaoli ‘engoliu’ Botafogo

Comentarista e analista da Fla TV, Bruno Pet fez uma publicação em sua conta no Twitter em que destrinchou taticamente o trabalho do técnico argentino Jorge Sampaoli na vitória do Flamengo por 2 a 1 diante do Botafogo no último final de semana, no estádio Nilton Santos. O resultado acabou com a invencibilidade do rival dentro de seu estádio na competição.

”O Flamengo não só venceu, como foi superior taticamente ao Botafogo. Sampaoli preparou uma estratégia que gerou vantagens importantes para o time. A partidaça de Bruno Henrique tem muito de sua qualidade individual, mas também tem motivos táticos. A formação do Fla no papel era um 4-2-3-1 com Erick e Allan como dupla de volantes, Gerson mais avançado como meia, BH aberto na esquerda, Victor Hugo como meia-direita e Pedro no comando do ataque. Mas a verdade é que quando o Fla tinha a bola, o desenho era outro”, pontuou Pet.

Leia também: Leonardo quer trabalhar no Brasil e revela contatos com Flamengo

Em seguida, o analista destacou como o Flamengo se comportava com a bola e como era a postura tática sem a posse.

”O 4-2-3-1 virava um 3-4-3. Wesley se mandava para o ataque, Ayrton Lucas ficava mais perto dos zagueiros ajudando na saída de bola e Erick, Allan, Gerson e Victor Hugo formavam um quadrado no meio-campo. E esse desenho tático armado por Sampaoli gerou vantagens importantes para o Fla. Quando a gente olha para o encaixe do jogo, o Botafogo, que costuma se organizar defensivamente em 4-4-2, tinha um desencaixe no meio-campo”, acrescentou.

Botafogo tentou anular Flamengo via Gerson, mas não obteve sucesso

”No intervalo, Bruno Lage (que entregou o cargo) resolveu esse problema. Colocou Marlon Freitas colado em Gerson. Para onde Gerson ia, Marlon tinha que ir atrás. Assim, o meia do Flamengo passou a receber menos bola e participar menos do jogo. Até que aos 12 do segundo tempo, Bruno Lage promove três substituições numa tacada só. Saem Gabriel Pires, Tiquinho e Segovinha para as entradas de Tchê Tchê, Diego Costa e Luís Henrique. O problema? Victor Sá não ajudou na recomposição”, pontuou.

Por fim, Bruno Pet exaltou a percepção de Sampaoli pelo fraco lado direito de marcação do Botafogo e o forte ataque do Flamengo pelo lado esquerdo.

”No fim das contas, o Flamengo teve vantagens táticas sobre o Botafogo durante praticamente o jogo todo. Sempre pelo lado esquerdo do ataque. O desenho tático de Sampaoli gerou diversas situações para que Bruno Henrique pudesse desequilibrar”, finalizou.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorVeja parcial atualizada de ingressos vendidos para Flamengo x São Paulo, pela final da Copa do Brasil
Próximo artigoLeonardo destrincha potencial de faturamento bilionário do Flamengo e sugere “exportação”