Neste domingo (4), a bola rola ás 19h (horário de Brasília) para Flamengo x Vasco pelo Campeonato Carioca. O jogo será o primeiro clássico do ano e a primeira partida do Mengão no Maracanã em 2024. O analista Raphael Rabelo, do canal “Falando de Tática”, comentou sobre duelo tático do Clássico dos Milhões e algumas expectativas para o jogo.
De início, Raphael já mostra a provável escalação do Flamengo, com: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson e Arrascaeta; De La Cruz, Pedro e Cebolinha. O analista destaca que no 4-3-3, Nico De La Cruz será um “falso ponta”, uma vez que o uruguaio trabalha o jogo mais por dentro do que como um extremo.
➕ Flamengo enfrenta Vasco em primeiro jogo no Maracanã em 2024
Em seguida, mostra a provável escalação do Vasco, postado num 4-2-3-1. O rival deve vir a campo com: Léo Jardim; Rojas, João Vitor, Medel e Piton; Jair, Zé Gabriel, Eric Marcus, Payet e David; Vegetti. O analista também explicou como o cruzmaltino pode levar perigo ao Flamengo, apontando as virtudes ofensivas do adversário.
Logo de cara, uma das preocupações do Mengão em Flamengo x Vasco é a força física de Payet. O meia sustenta embates físicos e costuma se dar bem nos embates de força. Na sequência, mostra que o rival tem jogadores altos, implicando em um bom jogo aéreo. Destaque novamente para o francês do cruzmaltino, que tem uma qualidade maior com a bola nos pés e que o Fla deve ter atenção dobrada no jogador.
Outro destaque do Vasco que o Flamengo deve ficar de olho, de acordo com Raphael, é Lucas Piton. O analista considerou o lateral-esquerdo como um dos melhores cruzadores. Assim, potencializando ainda mais o jogo aéreo adversário.
Pontos que o Flamengo deve explorar na defesa do Vasco
Após mostrar o que o Flamengo deve ficar de olho para se defender, Raphael comenta sobre as carências na defesa do Vasco. Ou seja, o que o Mengão deve explorar para chegar com perigo. O primeiro destaque é Lucas Piton. Se o lateral é preocupação atacando, defendendo não tem a mesma eficiência. O analista mostra lances em que o jogador falha na marcação, gerando perigo para sua defesa.
Na sequência, mostra que apesar de Piton jogar pela esquerda, o lado fraco do Vasco é o direito, com o Flamengo podendo explorar jogadas pra cima de Medel. Raphael disse não entender porque o técnico vascaíno tem apreço pelo zagueiro chileno. Aliás, o defensor não é alto, podendo ser um alvo nas jogadas aéreas com Pedro. Citou também que o jogador costuma cometer diversas falhas, principalmente errando o tempo de bola.
Outros pontos abordados são a ineficiência na segunda bola ofensiva, atraindo muitos contra-ataques, e o lateral-direito subindo pressão, fazendo com que o zagueiro cubra o espaço e deixa um buraco nas costas do lateral. Assim, Raphael aponta que uma Gerson e Cebolinha podem explorar essa lacuna do Vasco para render lances de perigo ou um gol para o Flamengo.
Fonte: Mundo Rubronegro