A regra é clara: por que VAR interferiu no cartão a Beraldo

Flamengo e São Paulo estão se enfrentando neste momento no Maracanã, pela final da Copa do Brasil. No entanto, já no primeiro tempo, um lance gerou dúvidas aos torcedores envolvendo o VAR. Aos 38′, Beraldo, do São Paulo, foi punido com amarelo e estaria fora do jogo decisivo no Morumbi. Mas a arbitragem de vídeo interferiu na decisão de campo.

Isso porque, a falta em Pedro na verdade foi cometida por Alisson, e não pelo zagueiro Beraldo. Desse modo, Daronco foi chamado pelo VAR, retirou o cartão no zagueiro tricolor e aplicou no meio-campista. O lance causou estranheza para alguns torcedores, visto que é uma cena incomum no futebol brasileiro.

Leia mais: ‘Tua Glória é Lutar’: Mosaico da final da Copa do Brasil reúne grandes ídolos do Flamengo

Contudo, a regra da CBF explica que o árbitro de vídeo pode sim paralisar a partida para corrigir a aplicação do cartão, seja amarelo ou vermelho, do juiz em campo, caso tenha sido aplicado para o jogador errado. Assim, o VAR não pode interferir quando há: segundo cartão amarelo, ofensas verbais, erro na marcação de escanteios, laterais e tiros de meta, erro na marcação de faltas (exceto que a falta seja um pênalti ou cartão vermelho direto), e etc.

Ou seja, a interferência do VAR no cartão amarelo de Beraldo foi correta. Nesse momento, o Flamengo está sendo derrotado por 1 a 0 pelo São Paulo com gol de Calleri. Além disso, o Mais Querido já tem dois jogadores amarelados: Léo Pereira e Victor Hugo. O jogo está no intervalo.

Os pendurados de Flamengo e São Paulo na final da Copa do Brasil

Sampaoli, porém, precisa ficar de olhos atentos para três jogadores na final: Ayrton Lucas, Erick Pulgar e Gabriel. Isso porque, o trio joga pendurado no Maracanã, e em caso de cartão, desfalcam o Flamengo na finalíssima. O São Paulo, por outro lado, tem uma lista maior: Luan, Lucas Beraldo, Pablo Maia, Rafinha, Rodrigo Nestor e Wellington Rato.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anterior‘Tua Glória é Lutar’: Mosaico da final da Copa do Brasil reúne grandes ídolos do Flamengo
Próximo artigoRafinha se compadece de torcida do Flamengo em entrevista