João Luis Jr: Flamengo e Goiás não foi um jogo e sim um grande desperdício de tempo

Assistir à um filme, passar um pouco de roupa, lavar a louça acumulada, dar uma varrida na casa. Ver dois episódios de uma série de drama ou quatro de uma série de comédia. Dar uma corrida na academia, colocar em dia a leitura. Ou mesmo praticar uma cochileta russa, aquele estilo de dormida em que você deita, sem despertador, e espera para ver que horas vai acordar.

Todas essas são coisas que você poderia ter feito durante 90 minutos nessa quarta-feira (20). E que seriam, aliás, infinitamente mais produtivas do que assistir à lamentável pelada que foi Flamengo x Goiás, pelo Campeonato Brasileiro.

Não que desse pra esperar nada de diferente. Antes a equipe de Sampaoli vivia um montanha russa de altos e baixos, com boas vitórias seguidas por lamentáveis derrotas. Agora ela finalmente parece ter encontrado seu ponto de regularidade. Atua de maneira medíocre, triste, desanimada e nada inspirada em absolutamente todas as partidas.

No domingo (17), diante do São Paulo, vimos um Flamengo ofensivamente nulo, mas que se permitia errar bastante na defesa. Diante da equipe goiana o cenário foi absolutamente o mesmo. Sem nem o mais remoto sinal de criatividade. Em diversos momentos a defesa parecia confusa como um torcedor de organizada após ser mordido na virilha por um dirigente.

Se no domingo, diante do São Paulo, vimos um Sampaoli que acertava muito mais quando tentava chutar objetos inanimados do que quando tentava mexer no time, esse padrão mais uma vez se repetiu. Com o treinador sendo covarde nas substituições e sendo incapaz de corrigir um Flamengo que muitas vezes foi dominado por uma equipe cuja grande ambição é escapar do rebaixamento.

E a verdade é que, enquanto Sampaoli seguir no Flamengo, não vamos ter mudanças ou surpresas. Teremos as mesmas escalações equivocadas, bem como as mesmas alterações que não mudam nada. E além disso, o mesmo time, que obviamente já desistiu do treinador e muito provavelmente também da temporada.

E da mesma maneira, enquanto tivermos Marcos Braz comandando o futebol, muito provavelmente teremos outros Sampaolis, cometendo os mesmos equívocos, já que o Flamengo manda treinador embora mesmo se for campeão.

Então a verdade é que, muito provavelmente, no próximo domingo teremos mais um jogo como o dessa quarta-feira, muito parecido com o do último domingo. Em campo uma equipe que está absolutamente desconectada da partida, no banco um treinador que está visivelmente cumprindo seu aviso prévio, e no camarote um bando de dirigentes que não sabem nada de futebol mas são prepotentes demais para admitir. 

Resta ao torcedor rubro-negro então tentar ter coragem e paciência para lidar com toda a raiva que ainda passará até que essa farsa chegue ao fim, seja através dos empates medíocres, seja através das derrotas vergonhosas.

Ou então, é claro, se você tiver mais força de vontade e valorizar mais o seu tempo, domingo você pode assistir um filme, sair pra dar uma corrida ou até mesmo passar um pouco de roupa. Assim, a tendência é que valha bem mais a pena do que assistir esse time do Flamengo.

Siga João Luis Jr no Medium.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorMarcelo Dunlop: O filme esquecido do Flamengo
Próximo artigoBernardinho explica queda do Flamengo em 2023 e fala sobre ser técnico de futebol