Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo, e o Rubro-Negro tenta dar o seu primeiro passo rumo ao título da Copa do Brasil 2023. Pressionado no cargo e com futuro incerto no clube, Jorge Sampaoli pode quebrar um tabu de técnicos estrangeiros no Flamengo desde a saída de Jorge Jesus.
Campeão do Brasileirão, Libertadores, Supercopa, Recopa e do Carioca, Jorge Jesus deixou o Flamengo em julho de 2020. Após a saída do ídolo português, o Rubro-Negro tentou seguir apostando em treinadores estrangeiros, mas ao invés do sucesso, acumulou fracassos e não levantou nenhum troféu sendo comandado por eles.
Leia mais: Landim toma café com Sampaoli, mas reunião no CT exclui técnico
Desde 2020, o Flamengo foi comandado por quatro estrangeiros e três brasileiros. Com o espanhol Domenèc Torrent e os portugueses Paulo Sousa e Vitor Pereira, o Mengão protagonizou vexames e não conquistou nenhum título. Por outro lado, o Mengão conseguiu se dar bem com técnicos brasileiros.
Após a saída de Domenec, o sucessor de Jorge Jesus, o Flamengo apostou em Rogério Ceni. Apesar de não ter caído no gosto de parte da torcida, o treinador conquistou o Brasileirão 2020, Supercopa 2021 e o Carioca do mesmo ano. Depois de Ceni, o Mengão voltou a ser campeão com Dorival, em 2022, quando conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores.
Treinadores do Flamengo pós Jorge Jesus
Fonte: Mundo Rubronegro