O volante Erick Pulgar será titular na partida entre Chile e Colômbia, nesta terça (12), pelas Eliminatórias da Copa e desfalca o Flamengo contra o Athletico-PR. Desde a chegada de Jorge Sampaoli, a ausência do volante resulta em problemas para o Mengão e isso fica claro no aproveitamento da equipe.
Sampaoli tem 35 jogos no comando do Flamengo, a maioria com a presença de Erick Pulgar entre os titulares. Sem entrar em nos primeiros seis jogos do treinador, o chileno foi titular em partida contra o Racing, em maio, pela Libertadores, e se tornou insubstituível no time do Mengão.
Leia mais: Flamengo dá suporte especial a Seu Denir para tratamento em casa
No total, são 21 jogos com Erick Pulgar começando entre os titulares ou entrando no decorrer das partidas. O Fla conquistou 14 vitórias, cinco empates, perdeu apenas dois jogos e possui um aproveitamento de 74%.
Por outro lado, esse aproveitamento despencou para 52% nos 14 jogos que o Mengão não teve Pulgar em função de lesões ou convocações do Chile. A equipe rubro-negra tem seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Entre essas derrotas, está a virada sofrida para o Olimpia na eliminação na Libertadores.
Além disso, vale destacar diferença de gols sofridos pelo Fla com e sem Pulgar em campo. Com o atleta no time, o Mengão sofreu 19 gols em 21 jogos e sofre média de 0,9 por partida. O time sofreu o mesmo número de gols sem o volante, mas a média sobe para 1,3 em função do número menor de partidas.
O Flamengo chegou a cogitar mandar Erick Pulgar para Cariacica para ser opção no banco de reservas contra o Athletico-PR. No entanto, evitou desgastar ainda mais o jogador antes do jogo de ida da final da Copa do Brasil, que será no próximo sábado (17).
Pulgar se junta a mais 6 desfalques do Flamengo para enfrentar o Athletico
A ausência de Erick Pulgar não é o único problema do Flamengo para a partida desta quarta-feira (13). Além do meio-campista, Bruno Henrique, Filipe Luís, Ayrton Lucas, Varela, Luiz Araújo e Arrascaeta são os outros desfalques do Mengão para o jogo.
Sem laterais esquerdos e seu principal volante, Jorge Sampaoli deve optar por esquema de três zagueiros e escalar o seguinte time: Matheus Cunha, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley, Allan, Gerson, Everton Ribeiro e Everton Cebolinha; Gabigol e Pedro.
Fonte: Mundo Rubronegro