Nesta terça-feira (5), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) enviou notificação disciplinar ao STJD em função frase utilizada por organizada do Botafogo antes de clássico com o Flamengo, Na véspera do confronto, “Loucos pelo Botafogo” utilizou slogan identificado como ofensiva nazista alemã contra o comunismo.
Alegando a intenção de convocar torcedores para a “guerra” que seria o clássico, a organizada publicou foto com o slogan “Antes morto que vermelho”. No mesmo momento, muitos torcedores, inclusive botafoguenses, identificaram a referência e pediram que a postagem fosse apagada, mas a organizada ignorou.
Leia mais: Flamengo terá que explicar preço de ingressos para a final da Copa do Brasil ao Procon
A frase foi vista como uma possível adaptação da expressão alemã “Lieber tot als rot” (“Melhor morto que vermelho”, em tradução livre), veiculada pela rádio Werwolf, comandada durante o período da Alemanha Nazista, entre 1933 e 1945, por Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda de Adolf Hitler.
Dessa forma, a ABI pede que a procuradoria-geral do STJD denuncie e puna o Botafogo pela manifestação de sua torcida. Isso porque, a Associação entende que as manifestações se enquadram em apologia ao ódio e ato discriminatório.
Jornalista denuncia que torcida do Botafogo atirou cerveja em setoristas do Flamengo
Jornalista da Band, Flávio Amendola denunciou que a torcida do Botafogo atirou cerveja e outros objetos em jornalistas que estavam no Nilton Santos. De acordo com o Amendola, a área reservada para a imprensa é muito próxima a torcida mandante e os torcedores encontram facilidade em atrapalhar o trabalho dos jornalistas presentes.
”Quero fazer até um pedido aqui, encarecidamente a todo mundo que comanda lá o Botafogo. A gente da imprensa teve que ficar em um lugar extremamente perigoso para gente. Ou seja, tivemos que ficar no meio da torcida. Na hora do gol do Botafogo, eu e vários colegas fomos molhados por cervejas”, disse Flávio no programa Os Donos da Bola desta segunda-feira (4).
Fonte: Mundo Rubronegro