O fundo Mubadala, da Arábia Saudita, que vai investir no futebol brasileiro pela parte dos direitos de transmissão, já fez o primeiro pix aos clubes envolvidos. As equipes da Libra, ou seja, Liga do Futebol Brasileiro, foram contempladas com R$ 90 milhões divididos entre si, segundo o Uol. Isso porque os árabes antecipam a futura compra dos direitos de TV do Brasileirão. Times das Séries A e B receberam fatia.
Ao todo, são 17 clubes. Além do Flamengo, outros times importantes da primeira divisão fazem parte da Libra: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Grêmio e Bahia, por exemplo. O valor é repartido pelos clubes que já assinaram o MOU (Memorando de Entendimento).
Leia mais: Libra marca reunião com Globo para negociar direitos do Brasileiro
O MOU garante a formação do bloco comercial e da Libra com os clubes que concordaram. Dessa forma, já é possível conversar com detentores de direitos, e a TV Globo puxa a fila para seguir transmitindo o Brasileirão. Para isso, precisa conversar com o fundo e se preparar para uma compra de 20% dos direitos do torneio a partir de 2025, que é do que trata o fundo árabe.
Apesar do adiantamento, o negócio pode não acontecer. Caso isso ocorra, o dinheiro do fundo aos clubes vira empréstimo do próprio fundo, e não de bancos. Assim, os rendimentos são iguais aos do CDI, o que é bom para os times.
Flamengo não recebeu parcela do fundo Mubadala
O Flamengo, entretanto, não viu o dinheiro entrar. Isso porque o clube não quer vender para o fundo Mubadala a sua parcela dos direitos de transmissão. As negociações seguem acontecendo e os outros clubes que já assinaram enxergam o negócio como muito positivo, em contrapartida ao Rubro-Negro.
Esses clubes, entretanto, não tiveram os nomes revelados e não se sabe ao certo quanto cada um recebeu, pelo menos na Série A. Na Série B, ainda de acordo com o Uol, as equipes receberam o adiantamento de R$ 3 milhões para cada.
Fonte: Mundo Rubronegro