Candidato à presidência do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos (MGM) explicou como vai profissionalizar todo o departamento de futebol do clube caso eleito. O plano prevê o fim da interferência de dirigentes amadores no dia a dia, incluindo o próprio presidente, e um diretor técnico que respeite o “DNA rubro-negro” para comandar a pasta.
A atual estrutura do organograma do clube prevê o vice-presidente de Futebol como chefe do departamento, função de Marcos Braz desde 2019. MGM promete diminuir as atribuições do cargo e atribuí-lo a um conselho para debater planejamento e metas, mas sem o poder de decisão. A ideia é ter um profissional para ser o elo entre a diretoria e o diretor de futebol, de preferência um ídolo.
“Não haverá interferência de amadores em cima dos profissionais. Isso é inegociável. Vou ter um diretor técnico e outro profissional para fazer a interface entre os Conselhos. O que eu, Bap ou Landim entendemos de futebol? Se eu falar, vou atrapalhar. Mas, se você tiver um ídolo, por exemplo, para conversar, passar o que está sendo feito… Então ele vai ser essa interface e também o porta-voz com a imprensa. Mas digo isso só para exemplificar, porque ainda não falei com ninguém”, disse MGM em entrevista ao ‘O Globo’.
O diretor técnico será o responsável por escolher toda a equipe que vai trabalhar no profissional, na base e o candidato dá a entender que pretende incluir o feminino. Atualmente o futebol do Flamengo possui um vice-presidente, enquanto as categorias de base e o feminino são de responsabilidade de outro VP (Vitor Zanelli).
“Esse executivo vai comandar o futebol e fazer as contratações para a equipe dele. Vai nomear um diretor para a base, um para scout, um para saúde e performance… Isso é vital. A interveniência dos amadores bota em risco o departamento. Por que não colocamos a neurociência do esporte no Flamengo? Quero colocar psicólogo, psiquiatra… O atual vice-presidente (Rodrigo Dunshee) disse que não precisa, mas vamos implantar. Quero criar um sistema em que todas as ferramentas estarão em conjunto. O Flamengo tem que dar o melhor em qualquer esporte. Quero colocar 4 mil assentos no estádio da Gávea e fazer dois camarotes para os jogos do feminino e da base. Quero valorizar o feminino.”
Diretor técnico com DNA do Flamengo
Maurício Gomes de Mattos explica também como será o processo de escolha para a contratação do diretor. Ele cita a necessidade de encontrar profissional que entenda a exigência rubro-negra por futebol ofensivo e dominante, além de garantir autonomia para as decisões, já que os últimos dirigentes que ouviram os presidentes fracassaram.
“A contratação desse diretor técnico vai ser discutida no Conselho Diretor. Vamos escolher com base no plano de gestão para o futebol. Ver qual é o perfil dele, se tem o DNA do Flamengo, o estilo de jogo… Vamos ter dois ou três estilos pré-determinados. O estilo do Flamengo é como o futebol argentino, jogado para frente, com marcação no campo do adversário. Tudo isso o profissional vai ter que entender. Eu morro de ódio quando vejo o Flamengo retrancado. Quero um profissional que não me escute, porque todos os que escutaram os presidentes nos últimos tempos fracassaram. Mesmo ganhando. Eu não quero ganhar fracassando, quero ganhar de forma assertiva.”
MGM afirma que já encaminhou acerto com profissional e tem mais opções, mas só revelará o nome após a eleição: “Não vou expor o nome porque ele tem uma ocupação e ainda não sentamos para ver valores. Mas tenho tudo mapeado. Nós contatamos dez pessoas entre Brasil e mundo. Já temos planos A, B e C”.
Candidatos à presidência participam de debate
Maurício Gomes de Mattos, Luiz Eduardo Baptista (Bap) e Rodrigo Dunshee vão participar de debate nesta segunda-feira (18), às 20h, na ESPN. Será o primeiro evento com a presença dos três candidatos para discutir propostas e responder a questionamentos de torcedores e jornalistas.
A eleição do Flamengo será no dia 9 de dezembro, uma segunda-feira, na Gávea. O pleito deste ano vai definir o mandatário do triênio de 2025/2026/2027 e desponta como um dos mais disputados dos últimos tempos no clube.
Fonte: Mundo Rubronegro