Cléber Xavier, ex-auxiliar técnico do Flamengo ao lado do treinador Tite, concedeu entrevista ao programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, e foi questionado a respeito da polêmica declaração de Gabriel Barbosa após o título da Copa do Brasil sobre não ter sido respeitado pelo ex-comandante da seleção brasileira.
Cléber não abordou o tema diretamente, mas explicou como foi trabalhar com o astro do Flamengo e deixou claro que havia uma preferência da comissão técnica em montar um time para Pedro, hoje lesionado, e ter Gabigol como uma opção de elenco entre os reservas.
ESPN NO DISNEY+
O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.
“Nós chegamos no final do ano no Flamengo, final de 2023. Foram 12 jogos buscando a classificação para a Libertadores, que nós conseguimos. O Pedro era o titular, e nós tínhamos o Gabigol como uma opção”, iniciou.
“Em determinado jogo, um, dois ou três jogos desses 12, ele não pôde jogar, porque teve uma pequena lesão. Ele entrava e era opção em alguns jogos, uma situação normal de opção com ele e Pedro”, disse Cléber, que explicou como foi o planejamento do elenco para a temporada atual e citou duas polêmicas de Gabriel como fatores de peso para uma piora na relação.
“Começa o ano (2024), mesma situação de trabalho. A opção no desenho, na ideia de equipe com o Pedro. O Gabigol teve alguns problemas durante o ano, o caso do doping, os exames que deram aquele problema de afastamento. Teve um desentendimento com a diretoria pelo caso com a camisa do Corinthians. Tiveram algumas lesões também, e ele não teve uma continuidade”.
“Sempre que podia e que ele estava à disposição, a gente utilizou ele dentro da nossa necessidade, do nosso entendimento. É isso que aconteceu. Quando tem a lesão do Pedro, nós temos a opção dele, que também tem uma lesão em um dos últimos jogos antes da nossa saída, que foi contra o Vasco, e tivemos que optar por outro jogador. Foi uma questão de opção”.
O ex-auxiliar disse ainda que Gabigol recebeu com a comissão técnica de Tite as mesmas oportunidades que vinha tendo com Filipe Luís e explicou que o atacante viveu “altos e baixos”, que ajudam a explicar por que não houve uma boa relação entre as partes.
“O Filipe Luís agora deu um espaço para ele igual ao que nós demos. Teve jogo que iniciou, teve jogo que foi substituído quase que no intervalo, jogo que foi substituído no intervalo, deu uma resposta muito boa no jogo contra o Atlético-MG, e agora não sei o que vai acontecer”.
“Foi afastado também por uma decisão na diretoria. São altos e baixos, falando só no nosso período. No período anterior, com outros treinadores, também não teve essa continuidade… E não sei que continuidade terá no Flamengo nessa reta final, mas a decisão não é mais nossa”.
Gabigol segue afastado do elenco do Flamengo e parece viver seus “últimos capítulos” com a camisa do Rubro-Negro. Para 2025, o atleta tem em mãos ofertas de Cruzeiro e Santos e deverá anunciar seu futuro em breve.
PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO
Cuiabá (F) – 20/11, 19h (de Brasília) – Brasileirão
Fortaleza (F) – 26/11, 19h (de Brasília) – Brasileirão
Internacional (C) – 01/12, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Fonte: ESPN