PAULO COSTA: Auxiliar de Tite por 24 anos, Cleber Xavier interrompeu a parceria para seguir a carreira de treinador. O último trabalho da dupla ocorreu na passagem pelo Flamengo, onde a comissão técnica foi demitida no dia 30 de setembro.
Você precisa saber
- Ex-auxiliar de Tite revela surpresa em saída do Flamengo
- Cleber Xavier anunciou fim da parceria com Tite para virar treinador
- Último trabalho da dupla foi realizado no Flamengo
Em entrevista ao ‘ge’ para fazer uma reflexão sobre a carreira e os próximos passos, Cleber Xavier não deixou de falar sobre o trabalho no Flamengo. O profissional revelou que não esperava a demissão do clube Rubro-Negro.
“A gente pegou dois jogos com o Palmeiras, um no campo sintético, o outro normal, jogos decisivos de Copa do Brasil, e no Brasileiro, três jogos, na verdade. Pegou o jogo do Botafogo e teve viagem para a Bolívia, que é muito duro jogar, teve uma série de jogos difíceis. O calendário nos colocou ali e a gente teve muita dificuldade e houve a queda. A gente continuou nessa queda. E, infelizmente, a gente não consegue passar pelo Peñarol. A gente brigou tanto para trazer uma classificação para esse ano de Libertadores, a gente não consegue passar”, iniciou.
“Faz dois jogos que não são bons jogos, a gente reconhece, mas a gente deixa o clube numa situação boa na Copa do Brasil e boa no Campeonato Brasileiro com todas essas dificuldades. A gente sai num momento difícil, que a torcida vaiou no jogo contra o Athletico. Mas a gente, sinceramente, a gente não esperava. Eu, particularmente, eu não esperava. Tanto que eu vou para casa já pensando, na minha cabeça, no jogo contra o Corinthians”, acrescentou o ex-auxiliar.
Ainda na entrevista, Cleber Xavier abriu o jogo sobre a justificativa do clube para a demissão. “Teve a justificativa com o Gilmar (Veloz), com o empresário. O resultado e a relação com a torcida (motivo do desligamento). Simples assim“, disse o profissional.
Números do trabalho no Flamengo
A comissão técnica de Tite deixou o Flamengo no dia 30 de setembro, com um histórico de 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas em 70 partidas disputadas. O treinador conseguiu cumprir o objetivo no final da temporada de 2023, quando chegou ao Mais Querido, que era de classificar o time de forma direta para a Libertadores deste ano.
Tite iniciou 2024 bem, com a conquista do Campeonato Carioca invicto. No entanto, após a Copa América o time caiu de rendimento tanto em performance, quanto nas competições, com a eliminação nas quartas de final da Libertadores e a distância de nove pontos para o líder do Brasileirão.
No trabalho realizado no Flamengo, Matheus Bachi, filho e também auxiliar de Tite, foi quem ganhou mais holofotes nas ausências do treinador e em determinados momentos na beira do campo.
Fonte: Fla Resenha