A Fifa revelou nesta quinta-feira (14) o desenho do troféu do novo Mundial de Clubes da entidade, que terá sua primeira edição em 2025, nos Estados Unidos.
A taça foi desenvolvida em parceria com a joalheria de luxo Tiffany & Co. e é feita de ouro 24 quilates, o chamado “ouro puro”, com 99,9% do metal na composição.
ESPN NO DISNEY+
O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.
De acordo com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o objeto de destaca por seu design “inovador”.
“Esse troféu é inovador, inclusivo e global. O novo Mundial de 32 times merece um símbolo que represente tudo isso. É uma taça prestigiosa e atemporal. Um troféu dourado que é um símbolo do futuro, mas inspirado no passado”, exaltou.
“O clube que levantar esse troféu estará segurando o mundo do futebol em suas mãos. Aos jogadores que vencerem, a história pertence a vocês. Vamos conquistar o mundo e celebrar enquanto aguardamos o início de uma nova era no futebol”, completou.
O sorteio dos grupos para o Mundial de Clubes de 2025 será no dia 5 de dezembro, em Miami. A competição acontecerá entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.
No novo formato, o certame será disputado de quatro em quatro anos, com 32 times divididos em oito grupos com quatro clubes cada. As equipes de cada chave se enfrentam e os dois melhores avançam para as oitavas de final, com a sequência sendo em mata-mata único.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os times brasileiros já confirmados na disputa. Atlético-MG ou Botafogo, que decidem o campeão da CONMEBOL Libertadores no próximo dia 30, também duelam pela última vaga da América do Sul.
RELACIONADO
FIFA DIVULGA REGRAS PARA NOVO MUNDIAL DE CLUBES COM OBRIGAÇÃO DE ‘TIMES FORTES’ E ‘VETO’ QUE AFETA TEXTOR9DESPN.COM.BR
Além dos brasileiros, River Plate e Boca Juniors são os outros sul-americanos que estarão no Mundial, via ranking.
Recentemente, a Fifa também nunciou todas as 12 sedes do torneio, com a final sendo disputada no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Fonte: ESPN