A final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG marca não só o primeiro duelo entre dois técnicos promissores, como também o reencontro de duas figuras marcantes no futebol espanhol. Filipe Luís é ídolo do Atlético de Madrid, mas jogou no La Coruña antes disso. Gabriel Milito, por sua vez, vestiu as camisas de Real Zaragoza e Barcelona.
Nos tempos de jogador, é claro que os dois atletas já se encontraram no futebol da Espanha. Filipe Luís jogava pelo La Coruña em ambas as oportunidades. Foram duas chances de enfrentar Milito, ainda sem imaginar uma decisão futura na beira do campo e no futebol brasileiro. O MRN relembra como foram essas disputas dentro das quatro linhas.
➕Rossi exalta Milito e projeta Flamengo x Atlético-MG na final da Copa do Brasil
Empate entre La Coruña e Zaragoza, em 2006/07
Na temporada 2006/07, o jovem Filipe Luís começou jogando na 20ª rodada da La Liga. Vestindo a caisa de número 25, viu Gabriel Milito com a 6 do outro lado. Mas foi outro Milito quem deu trabalho: Diego marcou o gol do empate do Real Zaragoza na reta final da partida.
Antes disso, Sebastián Taborda marcou para o Deportivo La Coruña aos 20 minutos. A pressão adversária não foi suportada e o primeiro encontro entre Filipe Luís e Gabriel Milito terminou empatado por 1 a 1.
Na época, Filipe Luís tinha 21 anos e iniciava sua carreira na Europa. Gabriel Milito, por sua vez, tinha 26, e viu seu irmão, no mesmo time, marcar 22 gols naquela temporada, apenas três a menos do que a lenda holandesa Van Nistelrooy, sendo vice-artilheiro do Espanhol.
Pelo Barcelona, Gabriel Milito levou a melhor sobre Filipe Luís
Os jogadores voltaram a se enfrentar em dezembro, já pela temporada 2007/08. Gabriel Milito, dessa vez, jogava pelo Barcelona, enquanto Filipe Luís seguiu no La Coruña e teve que lidar com grandes craques daquele time histórico, como Ronaldinho Gaúcho, Eto’o, Messi, Xavi, Iniesta, etc.
Novamente, ambos foram titulares, e o La Coruña de Filipe Luís até abriu o placar com Cristian González apenas com três minutos de jogo. No entanto, Ronaldinho empatou aos 41, de pênalti, antes de Xavi virar a partida no segundo tempo. Filipe Luís e Gabriel Milito não voltaram a se enfrentar dentro de campo.
Flamengo e Atlético-MG jogam final da Copa do Brasil
O reencontro de Filipe Luís e Milito acontece em uma final, mas agora, como treinadores. Flamengo e Atlético-MG jogam a ida da decisão da Copa do Brasil no domingo (3), no Maracanã, às 16h (horário de Brasília).
A definição do campeão só acontece uma semana depois, no dia 10 de novembro, na Arena MRV.
Fonte: Mundo Rubronegro