Mesmo com um 5 a 0 no placar conquistado no jogo de ida diante do Peñarol, o Botafogo sofreu para garantir a classificação para a final da Libertadores. Isso porque, nesta quarta-feira (30), o Alvinegro acabou perdendo de 3 a 1 para o time uruguaio, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Entretanto, como a vantagem construída no Nilton Santos, o time de John Textor vai disputar a decisão da competição internacional pela primeira vez em sua história.
O que você precisa saber:
- Botafogo perde de 3 a 1 para o Peñarol, mas garante vaga para a final da Libertadores
- Alvinegro sofreu para garantir a vaga para a decisão
- Rival do Flamengo vai enfrentar o Atlético-MG na decisão
Classificação sofrida
Sem nada a perder, o Peñarol começou a partida a todo vapor e foi com tudo pra cima do Botafogo no Estádio Centenário. Aos 31 minutos o time uruguaio abriu o placar e na sequência mandou uma bola na trave. No intervalo, o clima esquentou e o goleiro dos donos da casa acabou sendo expulso, fazendo com que a equipe voltasse para o segundo tempo com um jogador a menos.
Mesmo com 10 jogadores em campo, o Peñarol continuou pressionando na segunda etapa e conseguiu fazer mais dois gols. Entretanto, apesar da pressão e apoio dos torcedores, o resultado não foi suficiente, já que o Botafogo venceu por 5 a 0 na ida e ainda marcou mais um no Uruguai.
Final brasileira
Com as classificações do Botafogo e Atlético-MG garantidas, a final da Libertadores foi confirmada entre dois brasileiros, assim como em 2022, ano do último título do Flamengo na competição, quando superou o Athletico-PR. Desta forma, enquanto o Alvinegro vai em busca do título inédito do torneio continental, o time mineiro luta pelo bicampeonato.
Flamengo em campo
O Flamengo entrou em campo nesta quarta-feira (30) contra o Internacional, em partida atrasada válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Beira-Rio, as equipes empataram em 1 a 1 e protagonizaram um dos melhores duelos da temporada. Pelo lado do Rubro-Negro, Alcaraz marcou de pênalti, enquanto Enner Valencia empatou para o time gaúcho.
O jogo
O duelo começou a milhão. Com 27 segundos, a defesa Rubro-Negra saiu mal, Borré finalizou mas Varela salvou em cima da linha. Depois, a equipe de Filipe Luís teve chances e incomodou o goleiro Rochet. O primeiro tempo foi bastante movimentado, com oportunidades para ambos os lados, mas quem abriu o placar foi o Flamengo.
No último minuto do primeiro tempo, Ayrton Lucas cruzou da esquerda, Thiago Maia tentou cortar, errou o tempo e a bola bateu em cheio no braço aberto do volante. O árbitro Davi de Oliveira Lacerda marcou pênalti. Na cobrança, Charly Alcaraz bateu forte e rasteiro no canto de Rochet.
Segundo tempo
Com uma intensidade alta, o jogo ficou aberto para ambos os lados. Alcaraz perdeu a melhor oportunidade do time no segundo tempo, em chance na marca do pênalti.
Na parte final, o Inter foi com tudo para cima do Flamengo e chegou ao gol de empate. Evertton Araújo demorou para soltar a bola e foi desarmado por Alan Patrick na intermediária. O capitão do Colorado deixou com Wanderson que acionou Enner Valencia nas costas da defesa. O equatoriano saiu cara a cara com Rossi e bateu cruzado para deixar tudo igual no Beira-Rio.
Com o resultado, as equipes ficaram na mesma posição. O Flamengo chegou aos 55 pontos, no 4º lugar, enquanto o Inter foi aos 53, na 5ª colocação.
Veja os melhores momentos:
Fonte: Fla Resenha