Fora do Brasil, Gerson jogou na Itália e na França. Porém, por muito, o ‘Coringa’ não atuou na Espanha, mais precisamente no Barcelona (ESP). Marcão, pai e empresário do camisa 8 do Flamengo, contou que o jogador chegou a assinar com o clube da Catalunha. Porém, a vontade de ajudar o Fluminense, antigo dono dos direitos econômicos do atleta, pesou na decisão da família.
— Ele assinou com o Barcelona. O primeiro clube que comprou o Gerson não foi a Roma (ITA), foi o Barcelona. As pessoas ficam naquela só apontando dedo. Eu nunca vou esquecer esse dia. Barcelona comprou o Gerson, pagou uma preferência de compra de 3,6 milhões de euros, naquela época. Ele não poderia nem emprestar o Gerson pelo Fair Play. Ele pagou, e o Gerson ia depois. Eu fui no CT do Barcelona, procurei casa na cidade — contou Marcão, em entrevista ao ‘PodFla‘.
— Um dia, o presidente do Fluminense me liga e me chamou para ir nas Laranjeiras. Chegando lá, “Marcão, o Barcelona não vai dar mais de 8 milhões de euros no Gerson”. Mas aí apareceu a Roma oferecendo 16 milhões. O Fluminense estava na ‘cova dos leões’, sem nada. Presidente falou: “Marcão, pintou essa proposta espírita”. Eu não entendi nada, já tinha assinado com o Barcelona. Os caras botaram o dobro — acrescentou o pai de Gerson.
A situação aconteceu em 2016, ano em que Gerson deixou o Fluminense para ir à Roma. Marcão contou que ficou muito pensativo para tomar a decisão, mas foi convencido pelos dirigentes do Fluminense da época. Como o clube das Laranjeiras vivia grave crise financeira, a oferta do clube italiano seria a ‘salvação’.
— Cheguei em casa, falei com o Gerson, expliquei a situação, e ele disse: “pai, a responsabilidade é sua”. Fui e assinei com a Roma. O pessoal do Barcelona me ligava todo dia, me falaram que eu troquei uma Ferrari por um Fusquinha. Ninguém faria isso. Estamos vivendo num mundo invertido. Vi muita gente no Fluminense com o salário atrasado — concluiu Gerson.
Desse modo, por pouco Gerson não fez companhia a Messi e outras estrelas do Barcelona. Depois de sair do Fluminense, o Coringa atuou duas temporadas na Roma, uma na Fiorentina e assinou com o Flamengo em 2019. Posteriormente, em 2021, o meia vestiu a camisa do Olympique de Marselha (FRA), e voltou para a casa em 2023.
Fonte: Coluna do Fla