PAULO COSTA: Os torcedores do Peñarol que estão no Rio de Janeiro para o confronto com o Botafogo na semifinal da Libertadores protagonizaram uma verdadeira baderna na região do Recreio, Zona Oeste da cidade.
Você precisa saber
- Empresário culpa torcidas de Flamengo e Botafogo por vandalismo com uruguaios
- Torcedores do Peñarol depredaram quiosques e atearam fogo no Rio de Janeiro
- Varela comparece em confusão para tentar ajudar dois amigos
Chino Lasalvia, que é empresário de jogadores e participou da chegada de Varela ao Mais Querido, esteve na confusão generalizada que ocorreu nesta quarta-feira (23) no Rio de Janeiro. Em entrevista à rádio uruguaia Sport 890, o agente culpou torcedores de Flamengo e Botafogo pelas cenas lamentáveis.
“Eu encontrei 2.000 pessoas de Flamengo e Botafogo com armas de fogo, pedras, colocando fogo no ônibus. Não somos robôs, tentamos nos defender. É uma falta de respeito, de humanidade, de tudo“, disse Lasalvia, antes de dar sua versão sobre a ida de Varela ao local.
“Guille Varela veio nos cumprimentar e nos dar algumas camisas para o jogo. Ele ficou preso no meio da confusão. A polícia deixou que nos rompessem tudo, começaram a atirar gás e levar presas as pessoas do Peñarol“, completou.
O empresário, inclusive, foi flagrado em um vídeo partindo para cima de uma pessoa com o objetivo de brigar. Apesar da hostilidade, Chino Lasalvia não chegou as vias de fato com o cidadão carioca.
🇧🇷🇺🇾 Hinchas de Peñarol se enfrentan con los locales: pic.twitter.com/bihfS1SB0i
— 🥊𝕳 BARRAS DEL MUNDO ⚽🍺 (@Barras_LATAM) October 23, 2024
Entenda o caso
Dezenas de torcedores do Peñarol protagonizaram cenas de vandalismo na altura do posto 12, no Recreio dos Bandeirantes. De acordo com a Polícia Militar, o problema ocorreu por volta de 12h, depois de um uruguaio ser detido por furtar um celular.
Desde então, grupos passaram a saquear quiosques, atacaram pedras e madeiras na direção da polícia, atearam fogo em motos e ônibus, além de usar usar mesas e cadeiras como escudos. Os agentes de segurança tentaram conter as ações dos vândalos com bombas de efeito moral.
A ação durou cerca de 80 minutos, até que o reforço chegou e conseguiu conter os uruguaios. Cerca de 200 torcedores do Peñarol foram detidos e levados à Cidade da Polícia, no Jacarezinho, Zona Norte do Rio.
Torcedores do Peñarol estão saqueando quiosques, queimando motos de moradores e agredindo os trabalhadores na Orla do Recreio. É pra sair dali todo mundo preso! Absurdo, não podemos aceitar esse desrespeito aqui no Rio! pic.twitter.com/JkHu93BUu1
— Fla Resenha | Flamengo (@SiteResenha) October 23, 2024
Varela se desculpa
Após a repercussão que tomou o caso e manifestação do Flamengo, o uruguaio Varela pediu desculpas por estar envolvido na situação e revelou que foi ao local para resgatar dois amigos.
“Nação Rubro-Negra, como registrado nas redes sociais, estive na Praia do Recreio para resgatar dois amigos que estavam assustados com a confusão. Não participei de nenhum ato de violência. Perdemos contato assim que cheguei ao local. Esperei por 15 minutos e fui abordado por policiais militares que faziam o seu trabalho“, iniciou Varela.
“Após tudo ser resolvido, me encaminhei para um almoço com os meus companheiros e comissão técnica. Já conversei com o vice-presidente de futebol, Marcos Braz. Peço desculpas pelo mal entendido e reafirmo o meu compromisso de levar o Flamengo aos títulos! Saudações Rubro-Negras“, finalizou.
Fonte: Fla Resenha