Tite se despede de ex-auxiliar Cleber Xavier: "Obrigado pela amizade e parceria"

PAULO COSTA: Tite, ex-técnico do Flamengo, soltou um comunicado via assessoria de imprensa para se despedir de Cleber Xavier, que deixa a função de auxiliar para focar na carreira de treinador.

Você precisa saber

  • Tite se despede de ex-auxiliar Cleber Xavier
  • Cleber anunciou fim da parceria com Tite para focar na carreira de treinador
  • Os dois trabalharam juntos por mais de duas décadas

Cleber esteve ao lado de Tite por 24 anos e acompanhou o técnico nos grandes momentos da carreira, como nas passagens por Grêmio, Corinthians, Seleção Brasileira e, por último, no Flamengo, onde ficaram por quase um ano.

Leia o comunicado de Tite

Cleber, tu merece ser o “Primeiro Técnico”. Esta foi minha frase inicial quando conversamos e tu colocaste do teu objetivo, neste momento da carreira. As 24 temporadas que passamos juntos foram alicerçadas na constante inquietação pelo saber. Sempre trabalhamos com lealdade e transparência, “esgrimindo” ideias para chegar a uma decisão deixando de lado, tanto quanto humanamente é possível, quem está certo, para encontrar “O QUE” está certo“, iniciou.

Criamos uma relação de muito fortalecimento e acolhimento emocional em uma profissão linda e, ao mesmo tempo, muito exposta e que culminou com conquistas regionais, nacionais, sul-americanas e mundial. Falo agora no singular, Cléber: Muito obrigado pela amizade e parceria. Muita luz no teu caminho, com meu respeito e grato abraço“, finalizou Tite por meio da assessoria.

Tite se despede de ex-auxiliar Cleber Xavier: "Obrigado pela amizade e parceria"

Tite e Cleber Xavier em Flamengo x Athletico-PR, a última partida pelo clube — Foto: André Durão / ge

Números do trabalho no Flamengo

A comissão técnica de Tite deixou o Flamengo no dia 30 de setembro, com um histórico de 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas em 70 partidas disputadas. O treinador conseguiu cumprir o objetivo no final da temporada de 2023, quando chegou ao Mais Querido, que era de classificar o time de forma direta para a Libertadores deste ano.

Tite iniciou 2024 bem, com a conquista do Campeonato Carioca invicto. No entanto, após a Copa América, o time caiu de rendimento tanto em performance, quanto nas competições, com a eliminação nas quartas de final da Libertadores e a distância de nove pontos para o líder do Brasileirão.

Tite se despede de ex-auxiliar Cleber Xavier: "Obrigado pela amizade e parceria"

Tite e Cleber Xavier – Foto: Reprodução / Twitter Julio Miguel Neto

No trabalho realizado no FlamengoMatheus Bachi, filho e também auxiliar de Tite, foi quem ganhou mais holofotes nas ausências do treinador e em determinados momentos na beira do campo.

Após o jogo do Rubro-Negro nas oitavas de final da Libertadores, contra o Bolívar, na altitude, Tite teve problemas de saúde e não comandou a equipe na partida seguinte, que teve Matheus Bachi como o responsável na beira do gramado. Na ocasião, o Mais Querido derrotou o Bragantino por 2 a 1, na 24ª rodada do Brasileirão.

Tite se despede de ex-auxiliar Cleber Xavier: "Obrigado pela amizade e parceria"

Foto: Reprodução / Fla Tv

Comunicado de Cleber Xavier

Escrevo aqui pra comunicar uma decisão que há muito tempo eu venho amadurecendo. Estou promovendo uma mudança na minha carreira e hoje eu deixo o cargo de assistente técnico do meu amigo Tite para buscar consolidar-me como treinador de futebol. É um momento de sensações conflitantes: se por um lado, deixar uma função onde fui extremamente feliz é difícil, por outro, a busca pelo velho sonho faz com que eu me sinta bastante empolgado.

Quero agradecer a todos que torceram por mim e aos clubes, instituições, jogadores e profissionais de comissões técnicas com quem trabalhei e que me ajudaram ao longo desses mais de 30 anos no futebol. Minha carreira tem sido uma grande escalada e sem o apoio de vocês eu não teria chegado até aqui e não me sentiria pronto para encarar o próximo estágio. E como não poderia ser diferente, quero deixar meu agradecimento mais do que especial ao Tite.

Ao lado dele, nos últimos 24 anos, eu tive as maiores alegrias que um profissional de futebol pode ter. E mais importante do que isso, criamos uma relação de laços eternos de afeto, respeito e, acima de tudo, amizade verdadeira. Muito obrigado a todos e nos vemos no próximo estágio dessa caminhada! Um abraço.”

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorCampeão de tudo com o Flamengo será vendido em janeiro após aval de Filipe Luís
Próximo artigoFlamengo tem 5 desfalques para jogo contra o Corinthians, pela Copa do Brasil