10 golaços do Flamengo contra o Fluminense no Brasileirão

O Flamengo entra em campo na noite desta quinta-feira (17) para medir forças com o Fluminense, às 20h, no Maracanã, em clássico válido pela 30ª rodada do Brasileirão. A rivalidade entre os clubes tem 112 anos de história e 453 jogos no total, sendo 68 pelo Campeonato Brasileiro.

O MRN separou 10 golaços do Flamengo contra o Fluminense apenas no Brasileirão. A lista conta com golaços de falta, de fora da área, humilhando o marcado e conta com nomes de Zico, Bebeto, Arrascaeta e mais; confira:

Flamengo pode terminar 2024 com maior aproveitamento em clássicos desde 2020

Contextos dos Fla x Flus

1. Flamengo 5 x 0 Fluminense- 1989: Zico

Abre a lista o último gol de Zico com a camisa do Flamengo. Em uma tarde marcada pela despedida do maior ídolo rubro-negro da história, o Camisa 10 serviu aos torcedores uma goleada sobre um dos principais fregueses e mais um de seus golaços de falta.

O jogo não valia muito, já que o Fluminense estava no fim de seu grupo e o Fla não tinha mais chances de chegar à final. Valeu para os torcedores presentes no Estádio Municipal lotado, em Juiz de Fora, assistirem Zico com o Manto Sagrado pela última vez desfilando seu talento contra o rival.

2. Fluminense 1 x 1 Flamengo- 1985: Bebeto

Em seguida, mais um belo gol de falta marcado em um Fla x Flu. Dessa vez o responsável pela pintura foi um Bebeto que carregava a camisa 10 rubro-negra com apenas 21 anos. E a cobrança de falta no ângulo no último minuto para garantir o empate em 1 a 1 e a classificação do Flamengo para a fase mata-mata do Brasileiro mostrou o porquê.

3. Flamengo 4 x 1 Fluminense- 2006: Renato Abreu

No dia 4 de outubro de 2006, a vitória por 4 a 1 do Flamengo sobre o Fluminense no Maracanã quebro um tabu que assombrava os flamenguistas na época: o Rubro-Negro não vencia o Flu desde fevereiro de 2004. Mas, após sair perdendo, golaço de falta de Renato Abreu, o ‘Urubu Rei’, empatou o jogo e deu início à goleada.

4. Flamengo 3 x 3 Fluminense-2010: Renato Abreu

Se no gol anterior usou toda a potência característica na cobrança de faltas, Renato Abreu também puniu o Fluminense em batidas mais técnicas. E foi assim que marcou pela primeira vez no retorno ao clube: golaço no ângulo de uma posição que tornou o gol ainda mais difícil. A partida terminou empatada em 3 a 3.

5. Flamengo 3 x 2 Fluminense- 2013: Hernane

O primeiro Fla x Flu do novo Maracanã ficará eternamente marcado pelo gol de letra de Hernane. O clássico estava empatado em 1 a 1 quando Léo Moura recebeu na direita, aplicou caneta no adversário e cruzou para o centroavante marcar. A partida terminou 3 a 2 para o Mengão, que aliviou momento ruim e potencializou crise no Fluminense.

6 e 7. Flamengo 3 x 2 Fluminense- 2011: Botinelli

Mais um momento que quem viu jamais vai esquecer: o show de Dario Botinelli. Após jogo movimentado, o relógio marcava 40 minutos e o placar estava 2 a 1 a favor do Fluminense. Foi nesse momento que começou a brilhar a estrela do argentino rubro-negro.

Primeiro ao discutir com Thiago Neves, autor do primeiro gol do Fla, e assumir cobrança de falta. A bola bateu no travessão, em Cavalieri e depois entrou. Aos 44 minutos, dominou a bola na intermediária, mandou uma bomba de fora da área e finalizou o placar em 3 a 2 para o Mais Querido.

8. Flamengo 3 x 1 Fluminense- 1996: Jacozinho

Na 21ª rodada do Brasileirão de 1996, o Fla x Flu marcou o duelo de dois rivais desesperados. Ambos estavam perto da zona do rebaixamento, e uma vitória poderia mandar o rival a última posição. Foi exatamente o que aconteceu quando Marco Aurélio, o Jacozinho, driblou zagueiro e goleiro para fazer seu segundo gol no jogo e garantir o triunfo por do 3 a 1.

O Fluminense terminaria aquele Brasileiro na penúltima colocação, e o ano marca a estreia das viradas de mesa do rival para não jogar a Série B.

9. Flamengo 2 x 1 Fluminense- 2022: Andreas Pereira

Abre a lista o belo gol de fora da área de Andreas Pereira no Fla x Flu válido pela 8ª rodada do Brasileirão de 2022. O Flamengo perdia por 1 a 0, quando o meio-campista recebeu passe na entrada da área, acertou finalização rasante de primeira no canto direito de Fábio e deu início à virada.

10. Flamengo 1 x 1 Fluminense- 2023: Arrascaeta

A imagem de Nino caído no chão após ser driblado por Arrascaeta e assistindo ao uruguaio marcar gol para o Mengão ficou marcada na última temporada. O craque recebeu na entrada da área, desconcertou o zagueiro do rival com apenas um drible e marcou gol em chute forte de perna esquerda.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorFilipe Luís pode ‘mudar função’ de Léo Ortiz em jogo do Flamengo contra o Fluminense
Próximo artigoVeja provável escalação do Fluminense para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão