O Mais Querido do Mundo possui uma variedade de grandes momentos em sua vasta história. De Zico a Gabigol, de Júnior a Ronaldo Angelim, a história do Flamengo parece ter sido construída a dedo de tanta perfeição, mas cada ação foi plenamente vivida com Raça, Amor e Paixão, mexendo com o coração de cada vez mais rubro-negros apaixonados por esse clube incrível.
O MRN listou alguns dos gols mais importantes da história do Flamengo, considerando os principais títulos da história do clube por ordem de importância: Mundial, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
➕Há 15 anos, Flamengo arrancava para o Hexa após grande vitória sobre São Paulo
É claro que cada título tem a sua representatividade e não necessariamente é preciso ver a ordem de cada taça como uma coisa definitiva, visto que o troféu de cada um desses títulos é como um tijolo que sustenta a história do clube.
Outros títulos também foram conquistados pelo Rubro-Negro e não são menos importantes, como a Mercosul 1999, Recopa, as Supercopas, Copa Ouro, Copa dos Campeões e todas as conquistas que fazem do Mengão tão grande. Mas decidimos listar os torneios mais conhecidos que ainda são disputados.
Desses títulos, o Mengão tem um Mundial, três Libertadores, oito Brasileiros e quatro Copas do Brasil. Para celebrar o simples fato de ser Flamengo, se delicie na nostalgia de alguns dos gols mais importantes da história do clube que culminaram na conquista de importantes títulos.
Gol de Adílio contra o Liverpool no Mundial 1981
O maior momento da história do Flamengo que foi eternizado em música e é orgulhosamente comemorado pelos rubro-negros até hoje. A vitória sobre o Liverpool foi por 3 a 0, ainda no primeiro tempo. Nunes também marcou duas vezes, mas o golaço do eterno Adílio, no rebote da cobrança de falta de Zico, merece destaque na conquista.
Gol de Zico contra o Cobreloa na Libertadores 1981
O gol a ser destacado em Montevidéu, no jogo que valia a taça da Libertadores, não poderia ser outro que não o de Zico. A cobrança de falta do Galinho simboliza bem o jeito Zico de ser e jogar, e que tanto faz falta aos gramados até hoje. O Rei acertou um chute de rara felicidade e deu a primeiro Copa Libertadores ao Rubro-Negro.
Gol de Gabigol contra o River Plate na Libertadores 2019
Os flamenguistas levaram 38 anos para voltar a ver uma conquista de Libertadores. Para a atual geração, foi libertador, como o nome da competição, assistir aos gols relâmpagos de Gabigol no apagar das luzes para finalmente ver a história acontecendo.
Gol de Gabigol contra o Athletico na Libertadores 2022
A vitória na final da Libertadores foi magra, mas com jogada fenomenal de um trio que marcou o nome na história do Flamengo. Principalmente um certo predestinado, que estava no lugar certo após linda tabela de Rodinei com Everton Ribeiro e cruzamento certeiro para Gabi dar mais uma Libertadores ao Mengão.
Gol de Nunes contra o Atlético-MG no Brasileiro de 1980
O centroavante Nunes fez valer o apelido de artilheiro das decisões e decidiu mais um campeonato para o Rubro-Negro em 1980. Contra o Atlético-MG, 154 mil pagantes viram o show do Mengão em campo, com vitória por 3 a 2 e dois gols do atacante, além de um de Zico. O primeiro gol foi de Nunes e simboliza bem aquele Flamengo, já que contou com uma linda enfiada de bola do Galinho, resultando em um golaço.
Gol de Nunes contra o Grêmio no Brasileiro de 1982
O segundo Brasileiro do Flamengo veio contra o Grêmio, em 1982, e Nunes decidiu mais uma taça para o Rubro-Negro. Novamente, o centroavante foi servido pelo ídolo Zico, em mais um lindo e histórico passe do eterno Camisa 10 da Gávea.
Gol de Adílio contra o Santos no Brasileiro de 1983
O tricampeonato brasileiro do Flamengo veio com o ídolo Adílio, que jogou muito contra o Santos, fechando o caixão santista com um golaço de cabeça.
Gol de Bebeto contra o Internacional no Brasileiro de 1987
87 foi pura magia, quando ganhamos a Copa União! O tetra brasileiro do Mais Querido, tão cobiçado pelo Sport, foi decidido contra o Internacional com gol de Bebeto, que venceu Taffarel, goleiro colorado. Andrade, que foi campeão como técnico em 2009, foi responsável pela assistência histórica. O Mengão venceu por 1 a 0.
Gol de Júnior contra o Botafogo no Brasileiro de 1992
A falta foi do Júnior! Grande cobrança do craque do Flamengo, que assumiu a responsabilidade de ser o grande líder daquela equipe após a saída de Zico, em 1989. Era uma nova época, em uma nova década e sem o principal nome daquele time histórico. Mas Leovegildo também era um grande ídolo e se consolidou como um maior ainda fazendo o primeiro da vitória por 3 a 0. Nélio e Gaúcho também marcaram.
Gol de Ronaldo Angelim contra o Grêmio no Brasileiro 2009
O gol do Angelim saiu no escanteio que o Pet cobrou, como diz a canção. Os craques eram Pet e Adriano, e Andrade também foi um grande nome na beira do campo. Mas foi o zagueiro cuja única vaidade é ver o Flamengo vencer quem meteu subiu mais que todo mundo e meteu a cabeça na bola para dar o sonhado hexacampeonato ao Mais Querido do Mundo.
Gol de Gabigol contra o Grêmio no Brasileiro de 2019
Mais um gol de Gabigol que culmina em taça! Se o Flamengo comemorou o hepta do Brasileirão em cima do trio no dia 24 de novembro, foi devido à vitória por 1 a 0 contra o Grêmio, na 33ª rodada. O jogo foi o último antes da decisão da Libertadores, e os três pontos permitiram que o Mengão pudesse ser campeão sem entrar em campo no final de semana, ainda festejando o título continental.
Gol de Gabigol contra o Internacional no Brasileiro de 2020
Em 2020, o Flamengo perdeu a última rodada para o São Paulo, mas o divisor de águas foi a penúltima rodada. Bastava vencer o Internacional para assumir a ponta. O jogo estava 1 a 1, e Gabigol decidiu mais uma partida decisiva para o Mengão.
Gol de Fernando contra o Goiás na Copa do Brasil 1990
Era apenas o início da Copa do Brasil, e o Flamengo conquistou a taça já na segunda edição do torneio. Fernando se encarregou de fazer o gol da vitória por 1 a 0 no jogo de ida. Como a volta terminou empatada por 0 a 0, aquele acabou sendo o gol do título rubro-negro.
Gol de Juan contra o Vasco na Copa do Brasil 2006
Se o Vasco é sempre vice para o Mengão, muito se deve ao lateral-esquerdo Juan. O baixinho foi o responsável pela vitória rubro-negra em uma das maiores finais entre as duas equipes.
Gol de Hernane contra o Athletico na Copa do Brasil 2013
A final da Copa do Brasil 2013 foi um dos dias que fomentou o ódio dos athleticanos contra o Flamengo. Entre tantos fracassos diante do Mengão, esse foi um dos primeiros que uma geração de paranaenses viram. Naquela época, com um Flamengo ainda nas vacas magras, mas carregado pela Nação e com um artilheiro indigesto: Hernane Brocador cravou mais um naquela temporada histórica para garantir o título após o gol de Elias na vitória por 2 a 0.
Gol de Rodinei contra o Corinthians na Copa do Brasil 2022
O gol não foi com bola rolando e nem em tempo normal, mas deu a taça da Copa do Brasil ao Flamengo. Rodinei bateu o pênalti decisivo no Maracanã e sacramentou o tetracampeonato para o Mais Querido.
Fonte: Mundo Rubronegro