Há 15 anos, Flamengo arrancava para o Hexa após grande vitória sobre São Paulo

Nesta quinta-feira (10), se comemora o aniversário de um jogo que foi divisor de águas para o Flamengo pelo hexacampeonato. Em 2009, o clube protagonizou uma das maiores arrancadas da história no Brasileirão, capitaneado por Adriano e Petkovic, com Andrade na beira do campo. O jogo contra o São Paulo deu início a uma arrancada histórica.

Pensar em título parecia utópico naquele momento, quando o Rubro-Negro bateu o São Paulo por 2 a 1 no Maracanã, no dia 10 de outubro de 2009.

Ex-Flamengo cita Adriano, Petkovic e revela bastidores de 2009

A última partida tinha sido um empate por 3 a 3 contra o Vitória, mas na 29ª rodada, o Mais Querido chegou aos 45 pontos, mas ainda em sexto lugar.

O resultado foi importante, já que o São Paulo tinha 49 pontos e era um adversário direto na parte de cima da tabela. Com a vitória, faltavam apenas dois pontos para chegar ao G4.

O histórico jogo do Flamengo contra o São Paulo

A partida foi recheada de nuances e vale relembrar tudo que aconteceu naquela data especial. A nostalgia toma conta só de olhar a escalação do Flamengo: Bruno; Éverton Silva, Ronaldo Angelim, Álvaro, Juan; Willians, Maldonado, Zé Roberto, Petkovic; Dênis Marques e Everton Cardoso.

Do outro lado, quem marcou o gol foi Hernanes, meia muito conhecido e que complicou a vida do Flamengo naquela tarde de sábado, com mais de 57 mil torcedores no Maracanã e arbitragem de Wilton Pereira Sampaio.

O Flamengo começou melhor e pressionou desde o início, mas aos 25 minutos, Hernanes marcou para o São Paulo driblando o goleiro Bruno após receber em uma boa bola de Dagoberto em profundidade.

O Mengão seguiu apertando, mas só conseguiu o gol do empate no segundo tempo. Rogério Ceni fazia boa partida, até ficar cara a cara com Petkovic na marca da cal após pênalti de Jorge Wagner em Toró.

No entanto, Ceni defendeu, mas se adiantou e o juiz mandou voltar a cobrança. Imediatamente, a Nação apoiou o ídolo: “Pet! Pet! Pet”. Ceni foi no mesmo canto da primeira cobrança, mas Pet acertou uma linda cavadinha.

O gol da virada aconteceu com Pet carregando o time mais uma vez. O passe em profundidade do sérvio foi lindo e limpo para Zé Roberto ganhar na corrida, garantir os três pontos e comemorar sentado no tonel da Cedae que ficava atrás do gol do Maracanã.

‘Você é nosso ídolo, pai. F*da-se o pênalti’, diz Éverton Silva a Petkovic

Após a vitória marcante, mais marcante ainda foi a declaração de Petkovic no fim do jogo. Questionado pelo saudoso repórter Victorino Chermont, que faleceu no acidente aéreo da Chapecoense, em 2016, sobre a frieza que teve para mudar o estilo de cobrança na segunda tentativa, Pet revelou a conversa com Éverton Silva.

“É mais difícil. Mais frieza. Éverton Silva veio até mim e falou: ‘Ô pai, você é nosso ídolo. Não vai um pênalti tirar isso de você. F*da-se o pênalti’. Aí me deu moral. Sabia que não ia errar de novo. Consegui me tranquilizar e bati dessa maneira”, diz Pet em declaração que ficou para a história.

Flamengo engatou sequência para o Hexa

Após a vitória sobre o São Paulo, o Flamengo arrancou com mais sete vitórias nas últimas nove rodadas, tropeçando em derrota para o Barueri, por 2 a 0, e no empate por 0 a 0 contra o Goiás, na 36ª rodada, quando a Nação organizou um lindo e histórico mosaico rubro-negro de 90 mil peças: “A maior torcida do mundo faz a diferença”.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorCom Rogério Ceni e Renato Gaúcho, veja os 3 técnicos mais fregueses do Flamengo na Série A do Brasileirão
Próximo artigoCraque Neto alfineta Filipe Luís no Flamengo: “Parece que virou o melhor do mundo”