O Atlético-MG foi reconhecido como ‘campeão brasileiro’ do ano de 1937. Trata-se do título do Torneios dos Campeões, que contou com outros cinco clubes, a maioria de pouca expressão: Fluminense, Portuguesa, Rio Branco, Aliança e Liga Sportiva Marinha. O assunto causou furdunço no mundo do futebol, mas o Flamengo chegou a vencer aquele time campeão pelo Atlético.
E foi uma bela vitória. O Rubro-Negro ‘carimbou’ a faixa de campeão do time mineiro com uma vitória cristalina pelo placar acachapante de 5 a 3. Na época, o jornal destacou: ‘O Flamengo abateu o campeão dos campeões’. O item fala ainda sobre um pênalti duvidoso assinalado pelo árbitro João Rodrigues Filho, mas para o lado do Atlético-MG. Ou seja, a vitória poderia ter sido por 5 a 2. Confira:
O jogo aconteceu em Laranjeiras, no dia 11/04/1937, e o grande destaque da partida foi o atacante Jarbas, que balançou as redes três vezes. Engel e Ladislau, com um gol cada, complementaram o placar. O time flamenguista era comandado por Dori Krueschner, treinador húngaro responsável por trazer ao Brasil a tática ‘WM’. Confira o time que entrou em campo, assim como os reservas que foram colocados durante a partida:
Talladas (Yustrich); Carlos Alves, Marin (Natal), Médio, Oto; Fausto, Sá, Caldeira; Leônidas da Silva (Ladislau); Engel e Jarbas.
Internautas zombam de ‘título’ do Atlético-MG
“Vou dar entrada no pleito de Nobel de Literatura pela minha redação com nota máxima no ENEM, me passa o contato do advogado, Atlético-MG”, zomba Arthur.
“Pô cara que vergonha, KKKKKKKKK. Não é POSSÍVEL uma coisa dessas. O Atlético-MG é absurdamente pequeno”, debocha JP.
“Quem não estiver constrangido com esse ‘título’ inventado para o Atlético está morto por dentro. A taça deve se chamar ‘Troféu Leandro Narloch’”, escreve Andrade.
“Pô, que vergonha o Atlético-MG pedir reconhecimento disso, e vergonha também a CBF aceitar torneio com seis times e um deles era um time da MARINH. A torcida do Atlético-MG apoia isso mesmo? Estão tão carentes assim? Não é possível”, opina Alex.
“Flamengo, Vasco, Palmeiras e San Lorenzo ganharam Copa Mercosul e nunca vi nenhum desses times brigando pro título ser oficializado como Sul-Americana. Deve ser horrível torcer pra um time minúsculo que nem esse Atlético-MG”, escreve Alexandre.
“Estão distribuindo fax pra mais campeonato que tinha até time da Marinha? Fluminense, Aliança, Rio Branco, Portuguesa, Atlético e o time da Marinha… Isso é no máximo Copa do Sudeste. Que piada”, publica Bruno De Laurentis.
Fonte: Mundo Rubronegro