Fifa reafirma que Flamengo é campeão mundial

A Fifa reafirmou mais uma vez que o título mundial do Flamengo de 1981 é reconhecido junto aos outros clubes campeões do mundo. Muitas vezes tentativas de ataque e revisionismo histórico afirmam que a taça do Intercontinental não é um Mundial de Clubes ou estaria em categoria diferente, mas publicação da entidade desmentiu isso novamente.

O troféu erguido pelo Flamengo de Zico e tanto ídolos históricos, após a vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, foi tratado com um título mundial desde o momento da conquista. No entanto, as narrativas cresceram após a Fifa criar o novo formato do Mundial de Clubes em 2000 e fazer confusões em anúncios oficiais. Mas a entidade já esclareceu esse assunto em diferentes ocasiões.

Revelado pelo Peñarol, Varela volta ao Campeón del Siglo com missão de classificar o Flamengo

Foi o Super Mundial de 2025 e o retorno da Copa Intercontinental nesta temporada, aliás, que motivou a publicação da Fifa no último dia 20. A entidade explicou como será o formato da nova competição, que acontecerá nos anos antes da Copa do Mundo de Clubes, que acontecerá a cada dois anos. No fim, com a presença do Flamengo, a Fifa divulgou lista com todos os times campeões de Mundial.

Importante destacar que, em outros momentos, a Fifa afirmou reconhecer todos os campeões de Intercontinental como campeões mundiais. Contudo, costuma diferenciar esses times dos vencedores do Mundial de Clubes, fundado em 2000. A lista divulgada na última sexta coloca todos os clubes juntos. Veja a lista completa.

Vale lembrar que a decisão é oficial desde o dia 27 de outubro de 2017, 36 anos depois da vitória rubro-negra sobre o Liverpool. Foi nessa data que Conselho da Fifa decidiu reconhecer o Flamengo e todos os campeões da Copa Intercontinental como campeões mundiais.

Flamengo é único brasileiro campeão Mundial no profissional e sub-20

O dia 24 de agosto de 2024 ficará eternamente marcado como a data que o Flamengo se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão mundial sub-20. O que naturalmente o faz o primeiro do país a ter o título na base e no profissional. Sob o comando de Filipe Luís, o grupo que já tinha feito história na Libertadores chegou ao topo do mundo ao vencer o Olympiacos no Maracanã.

O Mais Querido protagonizou uma virada histórica para os mais de 31 mil rubro-negros presentes. Os gols foram de Caio Garcia e Felipe Teresa, o último no minuto final. A taça foi colocada no Museu Flamengo, na Gávea, em evento que contou com a presença de Zico.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorCopa do Brasil: executivo do Corinthians se pronuncia após pedido do Flamengo à CBF
Próximo artigoProvocação do Peñarol será combustível para jogadores do Flamengo, afirma jornalista