Flamengo não vence fora de casa na Libertadores há duas temporadas

Para o Flamengo avançar às semifinais da Copa Libertadores, vai ter que quebrar um tabu. Afinal, o Rubro-Negro não ganha como visitante na competição há dois anos. Porém, não resta alternativa. Depois de perder por 1 a 0 no Maracanã para o Peñarol (URU), o Fla terá de sair com a vitória no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, na próxima quinta-feira (26).

A última vitória do Flamengo como visitante aconteceu no dia 31 de agosto de 2022, com a goleada de 4 a 0 sobre o Vélez Sarsfield (ARG), no Estádio José Almafitani, em Buenos Aires. Desde então, foram oito jogos como visitante, com cinco derrotas e três empates. Ou seja, o Rubro-Negro terá de quebrar a escrita para eliminar o Peñarol.

Bolívar 1 x 0 Flamengo – oitavas de final 2024
Palestino 1 x 0 Flamengo – fase de grupos de 2024

Bolívar 2 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2024

Millionarios 1 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2024

Olimpia 3 x 1 Flamengo – oitavas de 2023

Racing 1 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2023

Ñublense 1 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2023

Aucas 2 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2023

O confronto com o Peñarol será o quinto do Flamengo fora de casa na atual edição da Libertadores. Na primeira fase, o Rubro-Negro empatou com o Millonarios, na Colômbia, e foi superado por Bolívar e Palestino, em Bolívar e Chile, respectivamente. Além disso, novo revés nas oitavas, novamente com o Bolívar, mas esse com ‘sabor de vitória’, já que o Mengo se classificou pelo placar agregado.

Somente a vitória interessa ao Flamengo na próxima quinta-feira (26), contra o Peñarol, no Estádio Campeón del Siglo. Se levar a melhor por dois gols de diferença, se classifica para as semifinais. Caso consiga o triunfo pela diferença mínima, o embate vai para os pênaltis. Já os uruguaios jogam pelo empate para voltar ao top-4 da Libertadores após 13 anos.

Porém, o Flamengo ainda não pode focar no Peñarol. Isso porque, o time de Tite vai a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, pela 27a rodada do Brasileirão. A bola rola a partir das 18h30 (horário de Brasília), com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.

Este retrospecto é ruim, mas o piro é que o Mengão NUNCA venceu o Penãrol em Libertadores. Porém, tudo tem a primeira vez.
Eu não acredito que, com a formação que entrou em campo nesta noite, o Mengão consiga alguma coisa.
Pulgar e Gérson estão errando tudo, HÁ ALGUM TEMPO e tornam o jogo do Mengão muito lento e possibilitando contra-ataques dos adversários. BH também perde muitas bolas e pára.
Para jogar de forma mais consistente, o Mengão tem que entrar com um meio de campo mais técnico, mais ágil e fisicamente mais forte. Penso que Ortiz, De La Cruz (ou Évertton), Alcaraz e Arrascaeta constituem o melhor meio de campo que temos disponível. Para o ataque, é que a coisa complica. Nenhum daqueles que tem jogado como centroavante, na ausência de Pedro, agradou. Então, o Mengão deveria tentar levar um garoto da base que, a meu ver, deve ser o Lorran, que tem físico, técnica e velocidade para enfrentar defesas uruguaias.
Se não mudar a equipe, vai ser desclassificado.

Fonte: Coluna do Fla

Artigo anteriorGerson pede mentalidade forte aos companheiros depois da derrota: “Ainda não acabou”
Próximo artigoTite explica Léo Ortiz no banco e sai em defesa de Pulgar após Flamengo x Peñarol