Gabigol é um dos titulares do Flamengo de Jorge Sampaoli, mas ao que parece o status de insubstituível do jogador parece estar mudando. Isso porque o atacante não está vivendo a sua melhor fase, o camisa 10 acabou substituído nos últimos jogos do Flamengo, justamente por conta do seu desempenho abaixo.
Nesta temporada Gabigol atuou em 45 jogos, marcou 20 gols e concedeu quatro assistências. O camisa 10, registra a menor média de gols pelo Flamengo. Sob comando de Sampaoli, Gabriel Barbosa entrou em campo em 26 oportunidades, sendo titular em 11 delas. Apesar da transferência de Sampaoli pelo atacante ela acabou sendo substituída nos últimos três jogos, com estas surtindo efeito e a equipe tendo melhor desempenho do que com o ofensivo em campo. Na primeira oportunidade Gabigol foi substituído por Pedro, já nas partidas seguintes foi Luiz Araújo quem entrou no lugar do camisa 10.
Um dos problemas enfrentados por Gabigol é o fato de o atacante não conseguir marcar gols com a bola rolando pelo Campeonato Brasileiro desde 01 de julho, quando a equipe venceu o Fortaleza por 2 a 0. Desde então foram sete partidas pelo Brasileirão e o atacante só consegui balançar as redes, no duelo contra o Coritiba, no último domingo (20), todavia o gol foi assinalado em uma cobrança de pênalti. Já contando outras competições disputadas pela equipe na temporada o jejum era menos, o último tento foi marcado em 26 de julho, contra o Grêmio, pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil.
Fase de Gabigol prejudica o Flamengo?
Apesar da seca vivida pelo jogador, Gabigol alcançou marcas importantes com o Flamengo. Em sua oitava temporada no clube rubro-negro, o atacante já marcou 153 gol desde que chegou à Gávea, em 2019, sendo o sétimo na lista de maiores artilheiros do Flamengo empatado com Leônidas da Silva, o Diamante Negro. É também um dos maiores artilheiros do Brasileirão com 109 gols anotados, sendo o 12º maior goleador da história da Série A.