Após a vitória do Flamengo no jogo de ida da Copa do Brasil diante do Bahia, nessa quarta-feira (28), Tite falou pela primeira vez em entrevista coletiva sobre seu caso de fibrilação atrial sofrido depois do jogo frente ao Bolívar, em La Paz, nas oitavas da Libertadores.
Tendo ficado fora dos trabalhos por quase uma semana e sequer ido para a beira de campo no jogo contra o Bragantino, pelo Brasileirão, Tite comentou sobre o quanto é perigoso jogar nos 3800m de altitude de La Paz, e alertou dizendo que em algum momento, algo pior pode acontecer.
➕ Que dia o Flamengo joga? Saiba tudo sobre o próximo jogo
“Dá para escrever um capítulo de livro. Pelo lado humano, o que cada um, passa. Senti do doutor a responsabilidade, os cuidados. O doutor queria saber o porquê, e ficava perto o tempo todo. Tomara que as pessoas deem ouvido à ciência. Jogar em La Paz é muito difícil. Não vou usar o termo desumano, mas traz uma série de problemas fortes. Se não derem um intervalo, vai dar problema. Deu comigo, vai dar mais sério”, declarou Tite em coletiva pós-jogo.
O treinador ainda agradeceu todo suporte dado para o Flamengo durante o caso, e criticou postura da Conmebol em respeito aos clubes que vão jogar em La Paz nas competições internacionais.
“É absurdo a Conmebol obrigar as equipes a estarem um dia antes, um desrespeito à ciência. Todas as pessoas, os médicos, sabem que a partir de 6h, 7h, 8h começa a ter dor de cabeça. A gente quer chegar na hora do jogo, aí o clube é multado. Só sosseguei na hora que vi os exames, o doutor mostrou, trouxe a esposa, falou para o filho, para a direção. Obrigado ao departamento médico do Flamengo, ao doutor Bassan. Eles foram muito queridos”, completou o treinador.
Entenda porque o Flamengo pode ser punido após jogo de La Paz
Depois da classificação heroica em La Paz enfrentando não somente o Bolívar, mas também todo o contexto dos mais de 3800m de altitude, o Flamengo ainda pode sofrer punições da Conmebol.
A punição pode surgir em cima de duas situações. A primeira, seria um atraso do Flamengo na volta para o segundo tempo, que poderia acarretar até mesmo em uma suspensão de Tite para os próximos jogos na Libertadores.
Já o outro caso, se dá pelo registro da confederação de que o Flamengo estourou o horário limite de chegada a Bolívia. Segundo relatório feito, a delegação desembarcou exatamente às 17h50, com a partida marcada para 20h30, horário local. Ou seja, a chegada ocorreu depois das 6 horas de antecedência determinadas no manual da Conmebol, para regiões com altitude acima de 2000m.
O Mengão se justifica apontando dados científicos que comprovam que é medicamente mais seguro e melhor para o corpo humano passar a menor quantidade de tempo possível nessas condições. Como disse Tite em entrevista, os dados apontam que já a partir de 6 horas, as pessoas começam a sentir sintomas, sendo assim infundada a regra da Conmebol.
O Rubro-Negro deve recorrer frente essa situação, que prevê desde apenas uma advertência, até uma multa de 50 mil dólares, cerca de 250 mil reais.
Fonte: Mundo Rubronegro