Flamengo e Olympiacos protagonizaram um grande confronto pela decisão do Mundial Sub-20. O time comandado por Filipe Luís venceu o time grego nos últimos minutos e conquistou a Copa Intercontinental 2024. Com gols de Caio Garcia e Felipe Teresa, os mais de 31 mil torcedores presentes comemoraram o título inédito para um time brasileiro na categoria.
O técnico Filipe Luís colocou o que tinha de melhor para o Intercontinental Sub-20. Com a ausência de Lorran, que está com o time profissional, o Flamengo foi a campo com a seguinte escalação: Dyogo Alves; Daniel Sales, Iago, João Victor e Zé Welinton; Rayan Lucas, João Alves e Guilherme; Shola, Matheus Gonçalves e Wallace Yan.
➕Flamengo oferece cinco anos de contrato para Alcaraz e acerto está próximo, diz jornalista italiano
Primeiro tempo agitado, mas sem bola na rede
Na primeira etapa, Flamengo e Olympiacos fizeram um jogo movimentado desde o início. Matheus Gonçalves foi o grande destaque rubro-negro, exalando habilidade e criando chances perigosas. A primeira boa chance foi logo aos cinco minutos, com lançamento de Zé Welinton para Iago. O zagueirão cabeceou com perigo por cima do gol.
Logo em seguida, o time grego respondeu com Papakanellos. O camisa 10 do Olympiacos parou em Dyogo Alves. Na sobra, o atleta teve uma nova chance, mas a finalização esbarrou no lateral-esquerdo Zé Welinton.
O jogo seguiu com as equipes buscando abrir o placar, tornando a partida aberta e movimentada. O Flamengo impôs um volume de jogo ofensivo bastante dominante nos primeiros 20 minutos, controlando o meio e criando oportunidades na área adversária, mas pecou na definição das jogadas.
Em erro na saída de bola rubro-negra, Papakanellos antecipa, faz boa tabela e finalizou na entrada da área, obrigando Dyogo Alves a fazer uma difícil defesa. E a instabilidade no Flamengo se manteve, com um recuo de bola perigoso, o Olympiacos aproveitou e mais uma vez roubou a bola, parando novamente no arqueiro do Mengão.
Após ritmo bastante intenso, intercalando o domínio do jogo entre as equipes, a parte final do primeiro tempo foi de maior equilíbrio, com as equipes buscando explorar erros adversários. No entanto, o placar continuou zerado e os times foram para o vestiário.
Flamengo sofre com desatenção, mas mexidas de Filipe Luís são primordiais para o título mundial
A segunda metade do jogo começou um pouco mais truncada, com muitos chutões e pouco jogo efetivo. Matheus Gonçalves continuou sendo o jogador do Flamengo com maior ação ofensiva. Aos cinco minutos, recebeu passe no lado direito, buscou Rayan Lucas na área, que fez ótimo papel de pivô e escorou para o Camisa 10 chegar batendo, mas a bola bateu no marcador do Olympiacos.
Aos nove minutos, o time grego alçou bola na área do Flamengo. Em desatenção da defesa, a bola resvalou em Zé Welinton e sobrou para Kostoulas, que chutou em cima de João Victor. No rebote, Liatsikouras colocou o Olympiacos em vantagem na partida.
Filipe Luís fez mexida tripla no time após o gol. Jean Carlos, Caio Garcia e Felipe Teresa entraram nas vagas de Zé Welinton, João Alves e Guilherme. E as substituições deram certo. Caio Garcia levou pelo meio e tocou para Matheus Gonçalves. O meia tocou para Wallace Yan, que chutou forte. No rebote do goleiro, Caio empurrou para dentro e empatou a partida.
O jogo ficou morno após o empate. O time grego sentiu o gol, errando passes e sem avançar ao ataque. Já o Mais Querido controlou a posse, mas sem criar uma grande oportunidade. Filipe Luís colocou Adriel e Da Mata na partida, nos lugares de Shola e Daniel Sales, e o Mengão foi para cima nos minutos finais.
Aos 42 minutos, um susto para os 31.237 torcedores presentes no Maracanã. Uma cabeçada do Olympiacos no travessão fez a torcida prender a respiração. Mas o susto deu lugar à euforia. Jean Carlos recebeu de Adriel e cruzou para Wallace Yan. O Camisa 9 entrou na pequena área e achou Felipe Teresa, de frente para o gol, que só tocou para dentro e garantiu o título do Mundial Sub-20 para o Mengão.
Flamengo conquista título inédito no futebol brasileiro
Contra um ótimo adversário, os Garotos do Ninho entram para a história ao conquistar o Mundial Sub-20 pela primeira vez entre os clubes brasileiros. Assim como a conquista da Libertadores, no início do ano, o Flamengo vence de virada e ratifica uma frase muito conhecida: “Craque o Flamengo faz em casa.”
Fonte: Mundo Rubronegro