PAULO COSTA: Nesta terça-feira (20), a Libertadores conheceu o primeiro classificado para a fase de quartas de final. Trata-se do Fluminense, que venceu o Grêmio no tempo normal por 2 a 1 e, na disputa de pênaltis, o time carioca levou a melhor.
Você precisa saber
- Fluminense passa pelo Grêmio nos pênaltis e Libertadores tem primeiro classificado
- Time carioca venceu no tempo normal e garantiu a vaga nas penalidades
- Fábio defendeu duas cobranças e garantiu a classificação para o time carioca
Sendo assim, o Fluminense agora espera o vencedor do confronto entre San Lorenzo e Atlético-MG para conhecer o adversário nas quartas de final. No primeiro duelo, as equipes empataram em 1 a 1, no estádio Nuevo Gasometro, na Argentina.
A classificação
Precisando de uma vitória simples para levar o jogo às disputas de pênaltis, o Fluminense abriu o placar logo no início do primeiro tempo. Aos 13 minutos, John Árias bateu escanteio na cabeça de Thiago Silva, que estufou as redes do goleiro do Grêmio.
Ainda na etapa inicial, o Fluminense conseguiu o que seria o gol da classificação. John Árias arrancou do campo de defesa, chegou até a área do Grêmio e finalizou. O goleiro Marchesin desviou e a bola bateu no braço de Dodi. O árbitro Andrés Matonte assinalou pênalti, que o próprio colombiano foi para a cobrança e deu a vantagem para o time carioca.
No entanto, aos 75 minutos, Gustavo Nunes deixou tudo igual e levou o confronto para os pênaltis. No momento decisivo, brilhou a estrela do goleiro Fábio, que pegou duas cobranças e garantiu a classificação do Fluminense.
De volta ao Flamengo
Na tarde desta terça-feira (20), o Flamengo realizou seu primeiro treino tático com foco no jogo de quinta (22) contra o Bolívar, pelas oitavas de final da Libertadores. Nas atividades, o time comandado por Tite recebeu duas notícias, mas ainda tem uma dúvida para o duelo na altitude de mais de 3.600m de La Paz.
De La Cruz e Luiz Araújo treinaram normalmente junto ao elenco do Mais Querido nesta terça. Vale lembrar que a dupla teve problemas por desgaste físicos e perderam o clássico diante do Botafogo, no último domingo (18). Portanto, o treino de quarta-feira (21) será providencial para entender se os dois poderão de fato estarem disponíveis na Libertadores.
Entretanto, o torcedor Rubro-Negro ganhou uma péssima notícia. O Flamengo confirmou a lesão no músculo adutor da coxa esquerda de Arrascaeta sofrida contra o Botafogo. Deste modo, o craque uruguaio está fora do segundo e decisivo jogo das oitavas de final da Libertadores.
O meia-atacante se junta a outros desfalques de peso no departamento médico do Flamengo. O lateral esquerdo Matías Viña e o ponta Everton Cebolinha estão fora da temporada. Em contrapartida, Pedro e Gabigol, que se lesionaram no jogo de ida das oitavas da Libertadores trabalham para retornar em setembro, assim como Arrascaeta.
Provável escalação do Flamengo para enfrentar o Bolívar
Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Erick Pulgar, De La Cruz e Gerson; Luiz Araújo e Bruno Henrique (Carlinhos).
Fonte: Fla Resenha