Depois de passar por apuros para garantir vaga nas quartas da Copa do Brasil, o Flamengo agora tem nova missão: passar de fase na Libertadores. O primeiro passo será nesta quinta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília). Veja abaixo onde assistir a Flamengo x Bolívar ao vivo, na TV ou streaming, escalações, retrospecto e muito mais.
Em busca de fazer história se tornando o clube brasileiro com mais títulos de Libertadores, o Mengão precisará superar má fase e desfalques importantes para o bater a equipe boliviana.
➕ Flamengo x Bolívar: vidente prevê 1º jogo pela Libertadores
Onde assistir Flamengo x Bolívar pela Libertadores (15/8/24)
Há duas opções de onde assistir ao vivo Flamengo x Bolívar pela ida da Libertadores 2024. A primeira delas é a transmissão na TV. A ESPN vai transmitir o duelo com exclusividade no seu canal por assinatura. Na última vez que uma partida do Mengão passou na emissora, a equipe venceu o Millonarios por 3 a 0.
Flamengo x Bolívar também terá transmissão ao vivo no streaming. Mas aos desavisados, cuidado! O Star+, antiga plataforma da ESPN, não existe mais. Com isso, o jogão vai passar no Disney+, que precisa de assinatura para o acesso ser liberado.
Provável escalação do Flamengo
Precisando de uma grande vitória no Maracanã, dada as dificuldades previstas para o jogo de volta na altitude de La Paz, o Flamengo precisará superar muitas adversidades na escalação. Com Cebolinha fora da temporada e Viña praticamente descartado para 2024, além de Bruno Henrique suspenso, Tite terá trabalho para definir os titulares.
Varela é outro que ainda é dúvida, mas nesta terça-feira (13), o lateral uruguaio treinou junto com o grupo e pode ser relacionado. Ainda assim, Wesley é o favorito à titularidade. Na esquerda, Ayrton Lucas não preocupa após choque de cabeça. Na vaga de Cebolinha, a tendência é que Luiz Araújo atue pelo setor.
Diante disso, essa é a provável escalação do Flamengo:
Campanhas de Flamengo e Bolívar na fase de grupos
Curiosamente, Flamengo e Bolívar estiveram no Grupo E da Libertadores e se classificaram “juntos” para as oitavas antes que o sorteio da Conmebol decidisse pelo reencontro precoce. O time boliviano concluiu a fase anterior na liderança, com 13 pontos ganhos, enquanto o Rubro-Negro teve tropeços inesperados e ficou com apenas dez pontos.
Nos confrontos diretos, o Mengão vence pelo placar agregado. Se em La Paz perdeu por 2 a 1, no Maraca goleou o adversário por 4 a 0.
Resultados do Flamengo na fase de grupos da Libertadores
Resultados do Bolívar na fase de grupos da Libertadores
Retrospecto do confronto
Ambas as equipes se enfrentaram poucas vezes na história. A primeira vez foi em 1983, na Bolívia. O Flamengo perdeu por 1 a 3 para o Bolívar. A derrota foi um mau presságio para um adversário que viria a ser complicado para o Mais Querido.
Ao todo foram seis encontros, com duas vitórias para o Mengão, um empate e três derrotas. Todos os duelos foram pela Libertadores, nas edições de 1983, 2014 e 2024.
Principais personagens do Flamengo até aqui na Libertadores
O Flamengo teve uma primeira fase de vários protagonistas. Contudo, dois deles se destacaram: Pedro e Gerson. O atacante fez gols importantes, e é o vice-artilheiro da competição (cinco gols em cinco jogos) ficando atrás apenas de Paulinho, do Atlético-MG. Isso considerando apenas a fase de grupos.
Em terceiro está Francisco da Costa, que anotou cinco gols em seis jogos atuando pelo Bolívar. Ele, contudo, deixou a equipe e defende o Cerro Porteño na Sul-Americana.
Gerson, por sua vez, se destacou por sua versatilidade e capacidade de ajudar a equipe ofensiva e defensivamente. O Coringa é o jogador com maior avaliação pela plataforma SofaScore. Até o momento, ele tem nota 7.93, às frente de Paulinho (Atlético-MG), Guillermo Viscarra (The Strongest), Raphael Veiga (Palmeiras) e Gustavo Scarpa (Atlético-MG).
Grande fase no Maracanã pela Libertadores pode ser um trunfo
Se no Brasileirão o Flamengo sofre como mandante, na Libertadores a pegada é diferente. O clube defende dois tabus e persegue recordes jogando no Maracanã pela competição.
A começar pela sequência de vitórias seguidas. Desde 2021 só ganhando, o Mengão busca o 17º triunfo consecutivo no torneio. O recorde pertenceu ao El Nacional, do Equador, que entre 1983 e 1995 venceu 19 jogos seguidos.
Maior do que a sequência de vitória seguidas é a de invencibilidade. O Flamengo não perde há 27 jogos de Libertadores no Maracanã. Até o momento detém a sétima maior marca, que tem o Boca Juniors, com 39 jogos sem perder em La Bombonera entre 1966 e 1991.
Mantendo-se invicto, o Mengão deixa o Cerro Porteño para trás e iguala o Guaraní, do Paraguai, com 28 jogos.
Vale ressaltar que o Flamengo é o único com sequências de vitórias e invencibilidade ativas dentro dos Top 10 da história da competição continental.
Fonte: Mundo Rubronegro