Marcada na última sexta para dia 9 de dezembro, uma segunda-feira, o que causou polêmica, a eleição do Flamengo ganharam outra novidade nesta segunda (12). O colunista Lauro Jardim, do “Globo”, confirmou que, pela primeira vez na história do Flamengo, a eleição será realizada com urnas eletrônicas.
A possibilidade de que a votação acontecesse por urnas eletrônicas foi introduzida no estatuto do Flamengo no ano passado, junto com o fim das cores das chapas – os candidatos passarão a ser identificados por números. Entretanto, o uso de urnas eletrônicas era opcional e a decisão sobre sua adoção ou não dependia do presidente da Assembleia Geral, Carlos Henrique Fernandes, responsável por organizar as eleições.
➕MGM, grupos políticos e embaixadas criticam eleição segunda no Flamengo
As urnas eletrônicas serão as mesmas usadas nas eleições brasileiras. O TRE-RJ cederá algumas urnas de forma gratuita ao Flamengo. Diferentemente do que acontece nas eleições governamentais, entretanto, haverá comprovante impresso do resultado.
A adoção do voto eletrônico deve apressar a apuração do resultado da eleição, que levava horas. Na última eleição, o segundo lugar foi definido por somente um voto.
Eleição do Flamengo tem cinco pré-candidatos
Até o momento, as eleições para presidente do Flamengo tem cinco pré-candidatos: Rodrigo Dunshee de Abranches, Luiz Eduardo Baptista (Bap), Maurício Gomes de Mattos, Wallim Vasconcellos e Pedro Paulo. As inscrições das chapas acontecem entre os dias 10 e 30 de setembro.
A votação, 100% presencial, acontecerá na segunda-feira, 9 de dezembro, de 8 às 21 horas, na sede do clube, na Gávea. O número de eleitores aptos será conhecido em 31 de agosto, quando é fechada a lista de sócios em situação regular pela Assembleia Geral.
Fonte: Mundo Rubronegro