Morre Adílio, o eterno Camisa 8 do Flamengo

O Flamengo perdeu um dos maiores nomes de sua história na manhã desta segunda-feira (5). Campeão mundial em 1981 e símbolo eterno do que é ser Flamengo, Adílio não resistiu a câncer no pâncreas e faleceu aos 68 anos.

O eterno camisa 8 rubro-negro estava tratando o problema há meses. Ele passou por cirurgia em março por dores na região do tronco, mas enfrentou novas complicações recentemente. Adílio deixa a esposa Sônia e três filhos.

Antes de encarar o Flamengo, Rony e Abel desabafam sobre momento do Palmeiras

O Flamengo fez primeira manifestação sobre o falecimento do ídolo através das redes sociais aos publicar mensagem em homenagem.

“Um anjo rubro-negro que voa rumo à eternidade. As asas de um moleque sonhador o fizeram superar qualquer muro. Os campos da Gávea construíram amizades angelicais. Seus pés pareciam flutuar com a bola nos pés e foi assim que Adílio conquistou o mundo vestindo o Manto Sagrado. Seu sorriso, sua generosidade e sua bondade encantaram a quem o conheceu. “

“O símbolo máximo do rubro-negrismo expresso no abraço infinito: comemorar gol de título com os braços rumo aos céus, dando jeito para cabermos milhões de nós na catarse de euforia, amor e paixão. Seus gols, dribles e comemorações marcaram para sempre a história do Mais Querido. Todo rubro-negro tem o privilégio de poder reverenciar o “Brown” como integrante da prateleira mais alta do nosso panteão. Hoje, nos despedimos do nosso Camisa 8, mas para nossa sorte, assim como o traçado do número eternizado, Adílio é infinito.”

Quem foi Adílio

Um dos pilares do colosso chamado Flamengo na década de 80. Versátil e habilidoso, Adílio foi essencial para as principais conquistas de um dos maiores times de todos os tempos. No meio de campo formado ao lado de Andrade, Tita, Lico e Zico, o camisa “8” desfilava exuberância com um futebol de refino técnico e vigor.

Revelado por Dominguinhos, ex-atacante do Flamengo, na Usina de Talentos, na Comunidade da Cruzada de São Sebastião, no Rio, entre Ipanema e Leblon, Adílio defendeu o time da Gávea por mais de uma década, entre 1976 e 1987.

Quantos gols Adílio fez pelo Flamengo?

Adílio tem seu lugar eterno entre os maiores da história do Flamengo. Durante os mais de 10 anos que defendeu o Manto Sagrado, o meia disputou 617 jogos, marcou 129 gols e conquistou 10 títulos.

Títulos

  • 3x Campeão Brasileiro (80, 82 e 83)
  • 1x Libertadores (1981)
  • 1x Mundial de Clubes (1981)
  • 5x Campeonato Carioca (78, 79, 79 especial, 81 e 86)
  • Jogos e gols

  • 617 jogos
  • 129 gols
  • Fonte: Mundo Rubronegro

    Artigo anteriorMorre Adílio, ídolo do Flamengo e campeão do mundo com time histórico
    Próximo artigoLuto! Morre Adílio, eterno camisa 8 do Flamengo – relembre a história do ídolo