O Flamengo vai para São Paulo em uma condição favorável para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. Além da vantagem de 2 a 0, o Rubro-Negro conta em seu favor com o retrospecto em 2024. Para reverter o quadro, o Palmeiras precisará ganhar por três gols de diferença para se classificar. Feito esse que nenhum time conseguiu sobre o time comandado por Tite na atual temporada.
Em 2024, a derrota mais pesada sofrida pelo Flamengo foi para o rival Botafogo. Pelo Brasileirão, o time alvinegro aplicou 2 a 0 sobre o Fla – vale destacar que o segundo gol do time de Jonh Textor foi irregular.
➕ Flamengo x Palmeiras lembrou jogo contra Bangu no Carioca, aponta VSR
Última vez que o Flamengo sofreu três gols na mesma partida foi no Brasileirão de 2023, contra o Atlético-MG, no Maracanã. Tite já era o comandante do time naquela oportunidade.
Qualidade de Tite X Fraqueza de Abel
Uma das principais valências do técnico rubro-negro é a sua capacidade de montar fortes sistemas defensivos. E, no Flamengo, não tem sido diferente, por mais que nos últimos anos o Mais Querido tenha dominado, junto ao Palmeiras, o futebol no continente sulamericano, nunca foi um time com viés defensivo forte. Pelo contrário, sempre foi temido por seu forte poderio ofensivo. No entanto, com a chegada do técnico Tite ainda em 2023, o Flamengo começou a apresentar um maior equilíbrio na defesa e no ataque.
A situação no Palmeiras, contudo, é a inversa, com um time que sempre foi conhecido por sua consistência defensiva, seguindo a filosofia futebolística de Abel. Desde que chegou ao Brasil, em novembro de 2020, o treinador português conseguiu, pela Copa do Brasil, apenas em três oportunidades vencer por placares que o classificariam contra o Rubro-Negro. Vale ressaltar que, em 2024, o Palmeiras só conseguiu vencer por essa diferença em três oportunidades no ano:
Contabilizando as principais competições da temporada (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores), o Mais Querido sofreu apenas 23 gols em 28 partidas, média de 0,8 gols por jogo. Com a inclusão do Carioca, essa média cai ainda mais, com apenas um gol sofrido em 15 jogos.
Saber usar a vantagem
A última vez que o Flamengo foi eliminado após conquistar uma vantagem semelhante na Copa do Brasil, foi em 2014, quando ganhou por 2×0 no Maracanã, do Atlético-MG. E. no jogo de volta, perdeu por 4×1, no Mineirão e foi eliminado. Desde então, sempre que há uma vantagem de dois ou mais gols o Flamengo se classificou.
Flamengo e Palmeiras se enfrentam em São Paulo, na próxima quarta-feira (7), pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Relacionado
Fonte: Mundo Rubronegro