Flamengo anuncia reforços e terá 12 atletas nas Olimpíadas de Paris

O Flamengo anunciou, nesta terça-feira (23), a contratação de dois atletas que estão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os canoístas Mateus Nunes e Valdenice Conceição, que brigarão por medalha na Cidade da Luz, são os mais novos integrantes do já estrelado time de esportes olímpicos do Mengão, que agora conta com 12 nomes nos Jogos.

Valdenice Conceição já é um nome histórico para o esporte brasileiro por ser a primeira mulher a conquistar uma vaga olímpica para o Brasil na canoagem de velocidade. A atleta de 34 anos atingiu o feito ao vencer a prova C1 200m no Pan-Americano de Canoagem Velocidade.

Agora, representando também o Mengão, se prepara para fazer história ao entrar nas águas do Estádio Náutico Vaires-sur-Marne. Valdenice não está entre as principais candidatas ao pódio em Paris, e uma classificação para a final seria uma grande vitória para a atleta e o país.

Já Mateus Nunes é a grande promessa da canoagem velocidade brasileira. O baiano de 18 anos está em evidência após a conquista de três medalhas de ouro no Mundial Júnior, no último domingo (21). Ele vai competir na categoria C1 1000m, a mesma prova do lendário e também atleta rubro-negro Isaquias Queiroz.

Os ouros no Mundial candidatam Mateus para se classificar entre 10 melhores nas Olimpíadas, o que já seria um grande feito na primeira participação. Mas, caso chegue à final, terá oportunidade de disputar um lugar no pódio, que muito provavelmente terá Isaquias.

Os mais novos representantes do Flamengo nas Olimpíadas estreiam apenas em agosto. Mateus Nunes vai competir nas Olimpíadas de Paris a partir do dia 7 de agosto, uma quarta-feira. Enquanto Valdenice Conceição entra na água no dia 8 de agosto.

Paris pode ter recorde de medalhas para atletas do Flamengo em Olimpíadas

Representado por atletas desde Los Angeles 1932, o Flamengo faz parte da história olímpica brasileira. Muitos nomes históricos eram atletas do clube quando conquistaram medalhas. Os mais recentes são os campeões olímpicos Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz, que fazem parte do time que podem bater recorde em Paris.

Alguns exemplos que estão marcados na história são: Affonso Azevedo, Alfredo da Motta e Zenny de Azevedo (trio presente no bronze do basquete em Londres 1948), José Telles da Conceição (bronze no salto em altura em 1952), César Cielo (2012) e muitos nomes que totalizam 25 medalhas.

A edição que teve mais medalhas para rubro-negros até o momento foi Barcelona 1996. Bebeto, Sávio e Zé Maria foram pratas no futebol, enquanto Fernando Schefer bronze nos 50m livre da natação.

Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira chegam a Paris como candidatas a medalhas por equipes na ginástica. A primeira, maior ginasta brasileira de todos os tempos, vai brigar por ao menos mais três medalhas individuais. Além de Isaquias Queiroz, candidato a dois pódios e recorde olímpico e Rafaela Silva favorita no judô.

Além dos seis nomes citas, representam o Flamengo: Diogo Soares (ginástica artística), Alejandra Alonso (remo), Guilherme Caribé e Murilo Sartori (natação). Vale destacar o caso de Didi Louzada, que defendeu o Flamengo na última temporada do NBB. O vínculo do atleta com o clube chegou ao fim e, mesmo que tenha proposta renovação em mãos, ainda não respondeu.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorNos últimos 11 jogos, em 10 o Flamengo sofreu gol – confira
Próximo artigoRelação de Pedro e Gabigol no Flamengo é muito boa e dupla se ajuda nos bastidores